BAIRRO ORIENTAL: Revitalização da iluminação no bairro da Liberdade deve terminar neste mês

Valéria Cavalcante com o vereador Aurélio Nomura, Roberto Baviera, Rafael Judeikis e Sandro Parra (Aldo Shiguti)

Quem circula à noite pelo bairro da Liberdade, tradicional cartão postal da cidade de São Paulo e principal reduto das comunidades asiáticas no país, já deve ter notado a diferença. A iluminação das ruas está mais eficiente e os suzurantos – tradicionais luminárias japonesas em forma de globo –estão mais limpas. Iniciado em agosto através da Parceria Público-Privada (PPP) assinado em 2018 – que prevê a modernização, ampliação e manutenção da rede de iluminação pública da capital – o serviço na Liberdade está previsto para terminar neste mês.
No último dia 10, uma equipe da Ilume (Departamento de Iluminação Pública) esteve no local para fazer uma vistoria nos trabalhos que vem sendo realizado pela concessionária Ilumina SP. Segundo a coordenadora de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública, Valéria Cavalcante, o serviço consiste na troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, pintura dos postes ornamentais e limpeza dos globos, além da substituição de peças.

Segurança – “O bairro da Liberdade, por toda sua história, é um bairro muito importante para a cidade e a gente viu a necessidade de melhorar a iluminação do bairro e fazer a revitalização dos postes ornamentais para devolver as características originais destes postes”, disse Valéria, explicando ainda que as novas lâmpadas “devem trazer mais segurança para o pedestre, para o município e para o morador da região”.
Segundo ela, o serviço está previsto para terminar até o final deste mês. “Em decorrência das chuvas, a gente pode ter um determinado atraso mas a previsão é que até o final de setembro a gente termine toda essa revitalização no bairro da Liberdade”, afirmou, acrescentando que, “como acontece na cidade inteira”, o bairro da Liberdade também enfrenta problemas de furto de cabos.

Reivindicação – Para o vereador Aurélio Nomura, que acompanhou a vistoria, a revitalização da iluminação do bairro da Liberdade é uma discussão antiga que envolve também os lojistas da região.
“Nós já tínhamos acertado com a Ilume no sentido da troca e revitalização das luminárias. Já que a Prefeitura ia mesmo fazer a troca das lâmpadas por LED, pedimos também para que fosse refeita e arrumada as luminárias que nós temos aqui”, disse o parlamentar, explicando que “esse processo é extremamente importante porque, além de voltar a embelezar o bairro através de uma melhoria das luminárias que estão todas sujas e quebradas, através de uma iluminação mais eficiente vamos também iluminar melhor a região”.

Funcionário faz manutenção dos suzurantos na Rua Galvão Bueno (Aldo Shiguti)

Viadutos e calçadas – “É o início de uma parceria que envolve os lojistas da Liberdade, o Bunkyo [Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social] e tantas outras entidades com apoio do prefeito Ricardo Nunes, do secretário de Licenciamento e Desenvolvimento Urbano, Cesar Angel Boffa de Azevedo e da Ilume”, destacou Nomura, lembrando que “também estamos conversando sobre a ampliação das calçadas e reformas dos viadutos”.
Acompanharam a vistoria Jorge Nakaoka e Tamaki Yamamoto (membros do Projeto Revitaliza LiberdadeSP); Roberto Baviera, chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Licenciamento e Urbanismo; Rafael Judeikis, diretor de Expansão de Iluminação Pública e Sandro Parra, gerente da Concessionária Ilumina SP.

Comentários
Loading...