ARTES: Festival de Artes Cerâmica online apresenta entrevista com Megumi Yuasa

Megumi Yuasa é considerado um dos mais expressivos ceramistas brasileiros (divulgação)

Um amplo panorama do trabalho desenvolvido por ceramistas de todo o Brasil está sendo apresentado pelo Festival de Arte Cerâmica Online através das principais plataformas de internet – YouTube, Instagram e Facebook.
Realizado pela Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, com incentivo através do Edital ProAc Expresso Lab 40/2020, do Governo do Estado de São Paulo, o Festival de Arte Cerâmica Online conta com a participação de artistas e artesãos de todo o País (veja relação abaixo).
Não se trata de uma “exposição virtual” de obras desses artistas e artesãos, o projeto vai muito além. Em um processo dinâmico, até o final deste mês, o Festival de Arte Cerâmica Online estará progressivamente disponibilizando nas plataformas vídeos nos quais os artistas contam sua história, falam sobre as técnicas que utilizam e mostram alguns de seus trabalhos.
A equipe do projeto viajou pelos quatro cantos do Brasil, para entrevistar todos os artistas e artesãos em seus locais de trabalho e produzir os vídeos – que são legendados em inglês, e têm também uma versão em libras.
No último dia 5 foi ao ar o sexto dos vídeos programados, com a entrevista com Megumi Yuasa. Vale destacar que o evento termina no próximo dia 30 mas os vídeos continuam acessíveis a todos os interessados.
“Nosso objetivo não é apenas de destacar a arte de cada um dos ceramistas escolhidos. Queremos contribuir para resgatar a importância e a beleza da Arte Cerâmica como manifestação tradicional da cultura e arte regional”, diz Lani Goeldi, curadora do evento.

Obra de Megumi Yuasa (divulgação)

Sobre Megumi Yuasa – Um dos mais expressivos ceramistas brasileiros, Megumi Yuasa nasceu em São Paulo, em 1938. Autodidata, iniciou-se nas artes plásticas em 1960. Em 1971, frequentou por seis meses a Escola Brasil: a convite de Luiz Paulo Baravelli. Pesquisa materiais e técnicas expondo esculturas e objetos em cerâmica no Brasil e exterior. Em 1979 iniciou atividades como professor de cerâmica, às quais se dedica até hoje, organizando cursos e oficinas. Entre 1981 a 1982 prestou assessoria à Escola Senai Armando Arruda Sampaio. Em 1982 foi convidado a ministrar um curso de cerâmica na Universidade Caxias do Sul.
Em 1984 foi convidado pelo Museu de Artes do Rio Grande do Sul – Margs, a ministrar o curso Observação da Realidade. Em 1988 recebeu o Prêmio Escultura Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA. Em 1989, viajou a Lisboa (Portugal) para ministrar curso no Seminário de Cerâmica Brasileira em Lisboa (Portugal). Desde o início da carreira expõe seu trabalho assiduamente, dando preferência para participar de mostras coletivas. Continua desenvolvendo sua arte e participa de exposições e eventos importantes sobre cerâmica.

Artistas participantes do Festival de Arte Cerâmica Online
Ciro Croelhas/Belém, distrito de Icoaraci, PA
Eduardo Leisan / Taubaté, SP
João Alves / Taiobeiras, Vale do Jequitinhonha, MG
Mali Fernández e Wagner Gambaré / Cunha, SP
Megumi Yuasa / São Paulo, SP
Norma Grinberg / São Paulo, SP
Patrícia Henriques / São Paulo, SP
Paulo César / São Luís, MA
Rodi Nuñez / Porto Alegre, RS
Rosângela dos Santos / Goiás Velho, GO

Canais de acesso ao Festival de Arte Cerâmica Online
Youtube: @Festival de Arte Cerâmica
Instagram: @festivaldeceramica
Facebook: @festivalarteceramica

Comentários
Loading...