AOTS: Eiki Shimabukuro assume presidência da Felass

Eiki Shimabukuro e Paulo Hirai (Aldo Shiguti)

Segundo brasileiro – o primeiro foi Marcelo Pereira – a assumir a presidência da Federation of Latin American AOTS Alumni Societies (Felass) – que reúne associações AOTS Alumni pertencentes ao Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Peru e Venezuela – Eiki Shimabukuro quer agora fortalecer e estreitar a cooperação comercial entre esses países, em especial o México.
Como presidente da AOTS Brasil, Eiki Shimabukuro destaca o bem sucedido caso da Nippon Bebidas, que está trazendo ao Brasil o destilado mais antigo do Japão – com mais de 600 anos – o Awamori – ou saquê de Okinawa. Fabricado pela japonesa Mizuhoi, sua importação foi possível graças ao empenho de Eiki Shimabukuro.
Para que a importação fosse concretizada, a Jetro teve um papel fundamental na coordenação dos documentos comerciais a serem apresentados ao governo brasileiro e entre a fabricante de awamori e a Nippon Bebidas.
Presidente do Conselho Deliberativo da AOTS do Brasil, Paulo Hirai destaca há muitas empresas japonesas interessadas no mercado brasileiro. Ele cita a preocupação do governo da província de Shizuoka com a falta de sucessores nas pequenas e médias empresas locais. Uma alternativa seria a instalação dessas empresas em território brasileiro. “Tem coisas muito interessantes que pode ser bom para o Brasil”, diz Paulo.
Ligada ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Governo Japonês, a AOTS tem como uma de suas missões apoiar empresas japonesas interessadas no mercado brasileiro provendo o suporte e aconselhamento em todas as etapas do processo e para uma bem sucedida implantação e operação, além de desenvolver recursos humanos enviando executivos e técnicos para programas de treinamento da AOTS no Japão ou desenvolvendo cursos no Brasil com especialistas japoneses e brasileiros.
Segundo Eiki, atualmente existem mais de 70 associações estabelecidas em mais de 40 países. No Brasil, calcula em cerca de 3 mil o número de ex-participantes de programas de treinamento da AOTS no Japão.
Entre suas atividades, a associação realiza seminários, webinários e cursos de treinamento com o intuito de manter o relacionamento e comunicação entre seus membros, incentivando a participação de todos.

Comentários
Loading...