AKIRA SAITO: Responsabilidade

“Pensar estar certo, não lhe dá o direito de fazer o errado”

No Budo (Caminho Marcial) aprendemos desde o início que toda e qualquer ação ou palavra gera uma responsabilidade a qual temos que assumir. Este conceito se emprega exatamente para se evitar que a pessoa aja de acordo com a sua conveniência, de acordo com os próprios interesses. Na verdade é um pensamento para ajudar o bom convívio em sociedade, ajudar a se estabelecer a empatia e contribuir para ações proativas.
Atualmente o que vemos por conta da situação extrema a qual passa nosso país, são ações egoístas e irresponsáveis por parte de algumas pessoas, que para serem ouvidas e provar seus pontos de vistas (geralmente ideológicos) que acreditam ser certos, não se responsabilizam pelas consequências geradas a outras pessoas. Não estamos falando de prejuízos materiais, de opiniões contrárias, de uma discussão sobre um time de futebol, estamos falando de uma ação que pode significar como consequência, o fim da vida de uma outra pessoa. Talvez seja a hora de pensar que não importa provar que se está certo, não importa o lado que se pensa estar posicionado, é hora de pensar em preservar vidas, o “inimigo” na verdade é um só e se chama “vírus”.
Toda e qualquer ação nossa deveria estar embasada em “pensar na saúde do outro”. Tendo isto em mente, isto faz sentido? – Não usar máscara ajuda na saúde do outro? – Fazer festa (aniversário, reunião de amigos/família) ajuda na saúde do outro? – Sair na rua sem real necessidade ajuda na saúde do outro? – Discutir com outras pessoas (presencial ou pela internet) defendendo o que não é comprovado pela ciência ajuda na saúde do outro? – Penso realmente na saúde do outro?
Precisamos de mais empatia, de mais bom senso, de pensar mais na saúde do outro, de mais RESPONSABILIDADE COM O OUTRO!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!!

Comentários
Loading...