113 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Cônsul Ryosuke Kuwana grava vídeo comemorativo na cidade de Santos

Cônsul geral do Japão em São Paulo visitou a cidade de Santos (divulgação)

Para homenagear o Dia Nacional da Imigração Japonesa, celebrado no último dia 18, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, visitou a cidade de Santos, no litoral paulista, marco inicial da imigração japonesa nestas terras brasileiras e o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no bairro da Liberdade, que tem transmitido a história dos primeiros imigrantes às gerações posteriores.
A iniciativa teve como objetivo relembrar a história destes 113 anos da chegada do navio Kasato Maru, no porto de Santos.
O vídeo conta com mensagens do presidente da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai; da presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Lídia Reiko Yamashita e do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Renato Ishikawa.
Em Santos, Ryosuke Kuwana lembrou que, “da chegada do Kasato Maru, em 1908, até o último navio, Nippon Maru, em 1973, cerca de 250 mil imigrantes japoneses desembarcaram no porto de Santos e outros portos do Brasil”.
No MHIJB, Lídia Yamashita destacou que “o museu vem preservando e divulgando para toda a sociedade este capítulo da trajetória da imigração, como parte da história do Brasil, desejando que cada localidade também preserve e conte a história de sua cidade para os descendentes e moradores locais poderem conhecer a sua origem, a sua raiz e projetar o seu futuro”.
Já Renato Ishikawa lembrou que o Bunkyo reúne mais 400 associações espalhadas pelo país e que “esta constelação de associações contribuiu para o desenvolvimento de um país cada vez mais harmonioso e tolerante com a diversidade da humanidade”.

HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA – CONSULADO GERAL DO JAPÃO EM SÃO PAULO
NO CANAL DO YOUTUBE:
https://www.youtube.com/watch?v=kn5K4Sy9vuM

Comentários
Loading...