Wasabi: No shoyu ou em doces, confira receitas que vão te surpreender

Os fãs da culinária japonesa já devem ter se deparado com o wasabi, aquela pastinha verde ou “raiz forte” – como também é conhecido – em algumas de suas idas aos restaurantes. Até porque esse é um tempero quase que obrigatório que acompanha sushis e sashimis.
Em muitos casos, seu toque picante pode acrescentar muito mais que sabor às suas receitas, sendo utilizado, principalmente, no caso dos sashimis, como um antibacteriano, evitando possíveis infecções alimentares, além de oferecer diversos outros benefícios à saúde.
Portanto, se você gosta ou quer aprender a gostar do wasabi, então siga com a leitura. E confira os benefícios e receitas até então desconhecidos desse tempero típico do Japão. Você irá se surpreender ao descobrir o que pode fazer.

Wasabi e suas variações

O wasabi comum e conhecido por todos é aquele encontrado na forma de pasta esverdeada. No entanto, pode ser encontrado também na sua aparência original, em pó ou em molhos.
A sua aparência original se trata da planta wasabia japonica, nomeada também de raiz forte japonesa e é muito confundida à raiz forte europeia que possui uma picância mais forte e menor custo, já que, diferentemente do wasabi original é mais fácil de ser cultivada e encontrada.
Para o seu consumo, basta ralar, de preferência com raladores orgânicos, e utilizar ainda fresco. Pois saiba que sua durabilidade é curta, devendo ser consumida em até 2 dias, após ralado ou cortado. Além disso, não desperdice suas folhas e caules, faça em conserva ou cozinhe junto com outros ingredientes.
Na forma de pasta, pó ou em molhos, você encontra em mercados ou mercearias japonesas. Sendo o primeiro usado em receitas da maneira que vem, o pó deve ser misturado em água para formar um tipo de pasta e o molho é indicado apenas para saladas.
O que muda em cada variação é o sabor, leveza e picância do wasabi, mas a manutenção dos nutrientes é o mesmo nos produtos industrializados.

Benefícios à saúde

Wasabi oferece diversos benefícios à saúde, como na prevenção de problemas cardíacos (divulgação)

Empregado nas refeições e também na medicina japonesa, inicialmente, o wasabi era considerado apenas um antibacteriano e ótimo remédio voltado à digestão.
Apesar disso, com o passar do tempo, foram verificados outros demais benefícios favorecidos por sua riqueza em proteínas, minerais, fibras, antioxidantes e vitaminas do complexo A, B e C. Desta forma, esse ingrediente:

Previne câncer, doenças mentais e problemas cardíacos;
Combate artrite, alergias e problemas respiratórios;
Melhora sua saúde dentária e da pele;
Fortalece o sistema imunológico;
Auxilia no processo de emagrecimento, uma vez que o wasabi traz uma sensação de saciedade.
Não bastando os benefícios fornecidos à sua saúde, ainda oferece mais sabor ao seu alimento.

Receitas com wasabi

O toque picante do wasabi pode acrescentar muito mais que sabor às suas receitas (divulgação)

Se a gente parar para pensar em todas as receitas com wasabi que conhecemos, normalmente, lembraremos logo de cara do shoyu ou sushi. Visto que alguns escondem em seu interior uma pequena aplicação desse ingrediente.
Apesar disso, saiba que esse tempero japonês deixou de ser voltado apenas às comidas orientais. De modo que estão presentes em todo tipo de alimento, ou seja, desde molhos a doces, bebidas e pratos principais.
Se você ficou curioso, veja a seguir algumas sugestões do que tentar na sua cozinha. Mas um aviso: se você não é muito fã de comida apimentada, comece colocando de pouquinho em pouquinho. Quem sabe em breve esse se torne um ingrediente comum na sua cozinha.

Molhos

Wasabi pode completar molhos com condimentos de sua preferência (divulgação)

Não se trata de nenhum tipo de mistura de wasabi com shoyu e sim daquelas variações de molhos que você pode servir juntamente com aperitivos ou para dar mais sabor na sua refeição.
Na sua maioria, o wasabi é à gosto, sendo indicado de 1/2 colher de sopa à 2 do tempero em pasta ou em pó. Além disso, você ainda pode completar os molhos com condimentos da sua preferência, como: alho, limão e pimenta do reino.
Alguns dos nossos exemplos são os molhos de:

Mostarda: adicione mostarda, sal, açúcar e escolha se quer adicionar vinagre de vinho tinto ou azeite, para assim inserir esse molho na sua salada;
Maionese: misture cerca de 1 xícara de maionese para 1 e 1/2 colher de sopa de água;
Iogurte: junte 5 colheres de iogurte natural, suco de meio limão, sal e azeite de oliva à gosto;
Manteiga: coloque 1 colher de sopa de manteiga cheia para 1 colher de sopa de creme de leite, acrescente também o sal e, quem sabe, uma pitada de pimenta do reino.

Após realizar qualquer uma dessas receitas, não deixe de cobrir o pote e colocar na geladeira. Pois assim ficarão mais frescos e irão durar por mais tempo.

Doces

Wasabi também pode acompanhar uma variedade de doces, como o sorvete (divulgação)

Doce tem que ser doce ou vale tentar uma mistura de sabores?
Se você é do tipo que aceita novos desafios e novas descobertas culinárias, então confira os nossos doces de wasabi. Esses que são:

Brigadeiro;
Sorvete;
Calda de chocolate.

Para fazer as guloseimas citadas, basta seguir a receita como quem não vai alterar nada no sabor. Ou seja, apenas siga as receitas comuns de brigadeiro, sorvete e calda de chocolate e acrescente o wasabi de acordo com a sua preferência.
No caso do brigadeiro, ainda há quem deixe o chocolate de lado e adicione apenas o wasabi. Colocando cerca de 1/2 a 1 colher de chá do tempero em pasta ou 4 colheres de chá se for em pó.

Refeições

Experimente wasabi com salmão caramelizado (divulgação)

Agora, para quem prefere um sabor picante nas refeições principais, podemos dar algumas sugestões. Essas que variam desde pratos orientais aos ocidentais. Já que o wasabi pode ser utilizado como qualquer outro condimento.

Frango com creme de wasabi: nesse prato, você pode simplesmente fazer o frango da maneira que desejar, sendo indicado unir a algumas porções de brócolis e mandioquinha cozidos. Nessa receita, o foco do wasabi estará no creme, juntamente com azeite, creme de leite e sal;
Purê de batata: nada de segredos aqui. Faça seu purê habitual, com a batata, leite, sal e manteiga. E acrescente o wasabi aos poucos, até chegar no seu sabor ideal;
Salmão caramelizado: é uma mescla incrível de sabores. Necessitando apenas de uma fatia de salmão, shoyu, mel, sal, pimenta do reino e wasabi. Após bem temperado, leve o salmão ao forno médio.

Além disso, você ainda pode fazer experimentos na cozinha, inserindo esse condimento em sopas, arroz e macarrão. Sendo o último o menos incomum, uma vez que o wasabi também é visto no sobá.

Bebidas

Wasabi tem conquistado espaço também na bebida (divulgação)

Para finalizar bem uma semana, ou quem sabe um dia, por que não um drink, não é mesmo?
Até mesmo nas bebidas alcoólicas, o wasabi tem ganhado fama. De modo que é utilizado em pó tanto em sake quanto em martini. Sendo adicionado juntamente com suco de limão e alguns cubos de gelo.
Por fim, me diz aí se eu não te surpreendi.
Após a leitura desse artigo, o que você ficou com vontade de experimentar? Deixe nos comentários e confesse que agora você vê o wasabi como um simples condimento, assim como a pimenta do reino ou o sal. Pois é isso mesmo que esse ingrediente é, oferecendo diversos benefícios à sua saúde.

(Mariana Kisaki)

Comentários
Loading...