Virtual, 6º Simpósio do Movimento Político Nikkei traz mensagens de Walter Ihoshi e Valter Sassaki

(Arquivo)

Impossibilitado de realizar a reunião presencial do 6º Simpósio do Movimento Político Nikkei (MPN) em função da pandemia do novo coronavírus – o encontro seria realizado no dia 6 de junho –, o seu idealizador, Hatiro Shimomoto, optou pela forma virtual para dar prosseguimento ao evento que em 2020 comemora seu segundo ano de atividades. Desta vez, os convidados foram o atual presidente da Jucesp (Junta Comercial do Estado do São Paulo) e ex-deputado federal, Walter Ihoshi, e o presidente do Nippon Country Club (NCC), Valter Sassaki.
O “sempre deputado” Hatiro Shimomoto abriu a apresentação lembrando que o Simpósio foi criado com o intuito de valorizar as entidades e os políticos nikkeis e desde a sua primeira edição, já recebeu 12 lideranças da comunidade nipo-brasileira – entre elas o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi – “que trouxeram sua mensagem para que os políticos nikkeis tenham apoio das associações nikkeis nas próximas eleições municipais”.
“Por esta razão, enalteço que devemos valorizar este ano , ano da eleição para prefeitos, vices e vereadores, para que elejam seus representantes para que possamos ser prestigiados também”. “Vamos irmanar este movimento do político nikkei elegendo bons candidatos”, destacou Shimomoto.

Walter Ihoshi, que cumpriu três mandatos na Câmara dos Deputados (Facebook/Walter Ihoshi)

Caminho – Em sua fala, Walter Ihoshi explicou a importância do fortalecimento da sociedade através dos valores dos políticos e das entidades nikkeis. “É uma importante iniciativa do deputado e grande líder da comunidade, Hatiro Shimomoto em reunir todas as lideranças nikkeis, não somente das entidades nipo-brasileiras como também os que atuam na vida pública”, disse Ihoshi, acrescentando que, “é de conhecimento de todos o trabalho incansável do deputado Hatiro Shimomoto em promover o 6º Simpósio de forma virtual”.
“Esse movimento com certeza será o caminho para fortalecer ainda mais a nossa sociedade, melhorando a qualidade de vida da população brasileira através dos valores que nós aprendemos ao longo do convívio nikkei”, comentou Ihoshi, que cumpriu três mandatos na Câmara dos Deputados e teve uma atuação marcante não só em defesa da comunidade nipo-brasileira como também da comunidade brasileira que reside no Japão.

Valter Sassaki, presidente do Nippon Country Club

Jovens – Presidente do maior clube nikkei das Américas, Valter Sassaki também destacou a importância do movimento criado por Shimomoto. Segundo ele, que em fevereiro deste ano comandou a realização da XXIV Confraternização Desportiva Internacional Nikkei – Confra Brasil Honda 2020, trata-se de “uma iniciativa brilhante do deputado Hatiro Shimomoto”, que “já vem trabalhando ao longo do tempo para uma sociedade melhor, com mais civismo e mais amor à pátria”.
“Temos todos que nos engajar para elegermos mais representantes nikkeis, por isso há necessidade de abrir espaço para os jovens nessa luta. O envolvimento dos jovens, maior engajamento da sociedade para que os políticos nikkeis tenham projeções maiores, galgando postos de maior relevância, de maior visibilidade seja na área legislativa ou executiva. É imprescindível engajamento e planejamento de longo prazo de uma sociedade mais justa, equilibrada. Tendo a educação como pilar principal”, conclui Walter Sassaki.

Comentários
Loading...