UCHINANCHU NO HI: Live neste final de semana celebra e valoriza o Dia Mundial do Uchinanchu

No último dia do Festival Mundial Uchinanchu em 2016, foi oficializado o dia 30 de outubro como o Dia Mundial do Uchinanchu (Sekai no Uchinanchu no Hi) – data para celebrar e valorizar a história e cultura de Okinawa e seus descendentes ao redor do mundo. Desde 2017, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) realiza um evento em outubro para celebrar a data, mas devido a impossibilidade de realização de grandes eventos como medida preventiva frente à Covid-19, este ano serão realizadas duas lives especiais neste sábado e domingo (24 e 25).
A live deste sábado, 24, está a cargo de uma comissão formada pela diretoria da AOKB/CCOB e contará com um misto de apresentações artísticas, como o Ryukyu Buyo, Sanshin, Taikô, Karatê entre outros, em uma live diferente, no estito talk show, em que poderemos ouvir dos artistas de nossa comunidade um pouco do significado de suas apresentações e do seu envolvimento com Okinawa nos mais diversos segmentos culturais.
Já a live de domingo está a cargo de uma comissão formada por membros do Urizun – Círculo de
Ex-bolsistas de Okinawa e do Seinenbu – Grupo de Jovens da AOKB. Será exibido em forma de live o espetáculo “Chibariyoo Uchiná” realizado em dezembro de 2019, que reuniu diversos membros da comunidade uchinanchu e ainda contou com o belíssimo espetáculo “Shurijo no Utage”.
Além da organização da live, essa comissão jovem está responsável por desenvolver durante o mês de outubro um conteúdo especial nas redes sociais da AOKB/CCOB para divulgar as lives para todas as gerações e também romper as barreiras geográficas.
Paralelamente às lives, várias subsedes (shibus) realizarão ações em suas respectivas regiões, com a
venda de pratos como Okinawa Sobá, Hijá nu Jiru, Yakissoba entre outros, no sistema drive thru, cuja parte da renda será destinada para a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil, pois com as medidas de isolamento social, todos os eventos e locações dos prédios da Liberdade e Diadema foram cancelados, gerando déficit nas contas de ambas as entidades.
A Live Uchinanchu no Hi, além de celebrar o Dia Mundial do Uchinanchu, será uma grande ação de mobilização de todas as subsedes do Brasil para colaborar com a manutenção das atividades do Okinawa Kenjinkai.

A Comissão Organizadora, presidida por Tério Uehara e pelos vice-presidentes Rui Chibana e Ritsukada Takara, explicam que será um evento muito especial, pois mostrará a força da comunidade uchinanchu – que mesmo diante das dificuldades não se esmorece e com o sentimento de Yuimaru se une mais uma vez em prol de algo maior.
E, como o presidente da AOKB, Milton Sadao Uehara, esperam que essa experiência seja única, e fique marcada no coração de todos os espectadores, como a live que rompeu fronteiras e nos uniu ainda mais.
A live sera exibida simultaneamente noFacebook e Youtube da AOKB/CCOB
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCe9FgRBhqB9_lN5TfHJu6mQ
Facebook: https://www.facebook.com/associacaookinawakenjindobrasil
https://youtu.be/A7om09Jc49I

Comentários
Loading...