SOLIDARIEDADE: Sukiyaki do Bem 2020 será virtual, mas promete entregar ‘mais afetividade’

Caixa será entregue no endereço de quem adquiri-la, com itens que proporcionarão momentos únicos (divulgação)

O jantar beneficente Sukiyaki do Bem chega à 14ª edição neste ano, consolidando-se como um evento muito aguardado por quem aprecia gastronomia e a arte cerâmica. Nos últimos anos, o evento foi realizado no hotel Tivoli Moffarej, em São Paulo. Neste ano, contudo, a idealizadora do projeto, a ceramista e curadora Hideko Honma, cancelou o evento físico, atendendo os protocolos de segurança impostos por causa da pandemia da Covid-19, evitando, assim, grandes aglomerações em espaço fechado.

A ceramista, porém, propôs um novo formato. “Vimos amigos nossos – profissionais dos sabores, dos saberes, dos fazeres – reagirem à pandemia e criarem maneiras, coletivamente, de levar ajuda a quem estava em risco e mais vulnerável”, justifica. E também resolveu dar continuidade a esta ação de solidariedade. “Ao ver esses heróis do cotidiano, percebemos que era preciso realizar o Sukiyaki do Bem e fazer a nossa parte em oferecer amparo e acolhimento a quem precisa”, explica.
Assim, o Sukiyaki do Bem 2020 terá uma configuração inédita: uma caixa, a ser entregue no endereço de quem adquiri-la, contendo itens que proporcionarão um momento único.

Magokoro – Esta edição foi batizada de Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro – um elo de afeto. Magokoro é um termo em japonês que alia dois ideogramas: “ma”, que significa “verdadeiro, sincero”, e “kokoro”, que equivale a coração, devoção, intenção. “A nossa tradução para esta palavra é um elo de afeto”, conta Hideko, acrescentando que “por isso, vamos entregar uma Caixa Magokoro aos participantes”. “Cada item dessa caixa foi pensado e selecionado para transmitir o conceito e a experiência do evento: apreciar, compartilhar e doar através dos saberes, fazeres e sabores”, conclui.
A caixa do Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro contém um kit que será uma verdadeira experiência, a começar por um ramen especial, o Sukiyaki Ramen, que chegará semipronto e deverá ser finalizado pelo participante, em uma cerâmica especial de Hideko Honma, que também vem na caixa. Há ainda outros itens, como bebidas, sobremesa e uma senha de acesso para conteúdos exclusivos, que inclui um livreto digital com receitas de sukiyaki especialmente desenvolvidas pelos chefs participantes do projeto deste ano.
“O Sukiyaki do Bem deste ano é uma vivência mais pessoal, em casa, mas que está conectada a um amplo elo de afeto, que cresce e se expande, como em uma espiral”, explica Hideko, fazendo alusão à sua marca nas cerâmicas de sua autoria, bem como na logo especialmente criada para o projeto, assinada pela designer Flavia Sakai, que concebeu também a identidade visual e o design da caixa.

Conteúdo – A caixa contém 10 itens, fornecidos por diferentes parceiros que aderiram e viabilizaram a ideia de levar essa experiência à casa das pessoas e também de fazer uma ação social. Os recursos obtidos com a venda serão revertidos em prol da Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono, que faz um trabalho exemplar de cuidado com os idosos, e do Instituto Capim Santo, que oferece capacitação profissional a jovens que buscam um futuro melhor.

Sukiyaki Ramen é uma das novidades para esta edição do Sukiyaki (divulgação)

Novidades – Uma novidade especialmente desenvolvida para esta edição do Sukiyaki do Bem é o Sukiyaki Ramen, uma criação conjunta do ramen master japonês Takeshi Koitani e da equipe de cozinha do Jojo Lab, a cozinha central do Jojo Ramen. Trata-se de uma versão em forma de ramen, com macarrão, caldo e toppings, do icônico prato sukiyaki. “O desafio foi harmonizar o molho característico do sukiyaki com um caldo que não se sobrepusesse aos sabores tradicionais do prato, mas que agregasse mais experiência”, explica Simone Xirata, do Jojo Ramen. A experiência ganhou um complemento de peso.

Wagyu – A Japan External Trade Organization, instituição vinculada ao governo japonês, que trabalha com a promoção do comércio exterior, participa pela primeira vez do Sukiyaki do Bem, oferecendo a autêntica carne wagyu da província de Kagoshima, que vem especialmente do Japão, produzida pela Itoham Foods Inc., o maior criador de gado preto japonês “wagyu” no Japão. A carne bovina wagyu, proveniente de Kagoshima, considerada a melhor produtora desta carne, tem uma textura de intenso marmoreio, com sabor e maciez inigualáveis.
Já para aqueles que não dispensam um arroz no sukiyaki, a caixa traz outra novidade: um pacote de arroz pronto, embalado e importado do Japão, produzido com os melhores grãos de arroz e preparado com água puríssima do país, que são os diferenciais para um gohan (arroz branco ao estilo japonês) perfeito. Neste pacote, o arroz pode ser esquentado no micro-ondas ou em banho-maria.
Quem adquirir a caixa terá, assim, duas opções: preparar o Sukiyaki Ramen na cerâmica de Hideko Honma, seguindo as instruções de empratamento (que serão disponibilizadas em um vídeo on-line), ou preparar o sukiyaki somente com o arroz. A experiência permite também dividir a fatia de carne e o molho para o ramen e o arroz e experimentar as duas versões.

Bebidas – Especialmente elaborado pela sommelière Yasmin Yonashiro, a caixa Magokoro traz um drinque exclusivo, a ser preparado em casa, que irá servir como um coquetel de abertura para a experiência Sukiyaki Ramen: uma Vodka Tônica preparada com a vodka Haku, da Beam Suntory, uma novidade que chegou ao Brasil no final do ano passado. A vodka Haku é feita de arroz polido e filtrada em carvão de bambu, o que confere à bebida um sabor extremamente suave e sofisticado. Acompanha ainda uma garrafa de Água Tônica London Essence, especialíssima para preparar o seu coquetel.
Já para acompanhar o Sukiyaki Ramen, a sugestão de Yasmin Yonashiro é harmonizar a experiência com o Sake Junmai Nigori Sayuri da Hakutsuru, que é um saquê não filtrado, leve, cremoso e frutado, muito adequado para combinar com os sabores mais adocicados do caldo de sukiyaki. Outra opção que está sendo estudada é harmonizar com o Hakutsuru Junmai Namachozo, também ideal para combinar com os sabores do Sukiyaki Ramen.

Receitas e filmes – Os compradores da Caixa Magokoro ganham ainda uma senha que dá acesso a conteúdos exclusivos no site do Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro. Um deles é um vídeo que ensina a empratar o Sukiyaki Ramen, especialmente elaborado pela equipe do Jojo Lab, com supervisão do ramen master japonês Takeshi Koitani.
Há também uma sequência de vídeos, especialmente elaborados para este Sukiyaki do Bem, que traz os chefs Adriano Kanashiro, André Saburó, Edson Yamashita, Erick Jacquin, George Koshoji, Morena Leite, Salvatore Loi e Telma Shiraishi revelando suas receitas exclusivas de Sukiyaki. Alguns se inspiram em receitas tradicionais, outros incursionam por preparações autorais, e outros até com uma licença poética sobre o tema, o que resultou em um acervo importante e inusitado.
Um livreto digital traz as receitas exclusivas desses chefs, para que possam ser reproduzidas em cozinhas domésticas. Com estas receitas, o comprador poderá tanto preparar um sukiyaki no estilo mais autêntico, como também aventurar-se inspirado pelas receitas autorais, algumas com toques de brasilidade.
Outro conteúdo exclusivo é o tão esperado documentário “Chawan Project: Um universo em suas mãos”, produzido em 2019 e exibido em première na Japan House em São Paulo e na Embaixada do Brasil em Tóquio. “Estávamos aguardando uma oportunidade para exibir o filme em salas de centros culturais, mas com a pandemia, isso ficou inviável”, conta Hideko Honma, que decidiu liberar o filme na íntegra para os participantes deste Sukiyaki do Bem. O filme tem 60 minutos de duração, com depoimentos emocionantes de ceramistas japoneses radicados no Brasil e mestres de cerimônia do chá, contando suas histórias, seus estilos e seus saberes em torno da arte da cerâmica, com belas imagens de chawans, fornos, tornos e tudo que envolve esse universo.
Finalmente, a senha dá acesso também ao curta-metragem “O Universo de Hideko Honma”, uma visão poética sobre o processo de trabalho da ceramista.Vendas e logística de distribuição

Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro: um elo de afeto

Vendas pelos sites:
www.sukiyakidobem.com.br/2020 ou em www.mitiki.com.br). Quantidade limitada a 500 unidades (as vendas serão suspensas quando se atingir essa cota)
Entrega do kits:
Serão feitas em 3 semanas (de quinta a sábado), a partir do dia 26 de novembro, terminando no dia 12 de dezembro.
Investimento:
R$ 500,00 a unidade. Frete incluso para a cidade de São Paulo. Para demais localidades, será informada a taxa de entrega no momento da aquisição.
Entrega em carro especial, refrigerado. Pagamento por cartão de crédito ou débito.

Para saber mais:
www.sukiyakidobem.com.br/2020

O Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro – um elo de afeto é uma grande caixa contendo os seguintes itens, a serem enviados aos participantes:

Um bowl especialmente produzido por Hideko Honma;
Um hashioki (descanso para hashi), em cerâmica, também produzido por Hideko Honma;
Uma Água Tônica London Essence 200 ml;
Uma Vodka Haku da Beam Suntory 30 ml;
Um saquê Junmai Nigori Sayuri da Hakutsuru ou Hakutsuru Junmai Namachozo 300 ml;
Um kit para preparar o Sukiyaki Ramen com carne wagyu de Kagoshima, macarrão, caldo, tarê, cebolinha e cogumelos;
Um arroz instantâneo (Pack Rice), importado do Japão;
Um cupom de desconto nos restaurantes Amadeus, Atsui, Capim Santo, Jojo Ramen, Kinoshita, Usinas das Artes, Tatá Sushi, Torá Gastronomia e nas lojas Atelier Hideko Honma e Baletto;
Sobremesa criada pelo chef patissier Arnor Porto e bombom de chocolate belga Callebaut pelo chef patissier Bertrand Busquet;
Uma senha para acesso a conteúdos exclusivos no hot-site do Sukiyaki do Bem
Cada caixa custa R$ 500. As vendas começaram no dia 23 de outubro e as caixas serão entregues entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro (de quinta a sábado), no endereço indicado pelo participante.

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