SILVIO SANO > NIPÔNICA: Paulistão de Karaokê… o maior do mundo?

Não é bem assim, mas também não considero que exagerei porque acho que seja, sim, um dos maiores eventos de karaokê e que o outro, de formato similar, seja o Brasileirão. Ou seja, ambos do Brasil! Explico à frente.
É que neste final de semana, nos dias 15 e 16, será realizado o XXVI Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo (UPK)., no ginásio multicultural e esportivo Cenforpe, na vizinha São Bernardo do Campo, com participação de cerca de 700 cantores, número semelhante ao do Brasileirão (ABRAC).
Afirmo isso, sem medo de errar, porque mesmo o famoso e tradicional Nodojiman, da TV NHK, que garante ter 20 mil candidatos durante o ano todo para se chegar aos seus vinte e pouco finalistas, aos programas dominicais que os selecionam sempre trazem cantores também ruins de canto, mas bons de ibope… à TV. Os 20 mil vêm das seletivas que realizam aos sábados.
Mas os nossos também não se restringem apenas ao número acima citado porque, antes, todos, têm de passar por seletivas realizadas em suas respectivas regionais. A estimativa beira os dez mil. O número final é grande, e maiores do mundo, porque são para cantores de todas as idades. Nesse Paulistão, variam de 2 a 95 anos, e 150 crianças se apresentarão!! O Japão tem de saber, de verdade, sobre isso. Né, não?!
Corrijo, pois, minha afirmativa acima: nesse formato multietário são os maiores do mundo! Por isso, necessita-se de dias e não de horas para realiza-los, o que os transformam em verdadeiros festivais de música, além de, por serem anuais, acabam criando dentre participantes e simpatizantes um clima de confraternização e reencontros até ansiosamente esperados.
Mas também uma competição saudável de qualidade, e também de bom ibope… mas nesse aspecto. Ciente disso, a maioria capricha na produção de si próprios para se apresentarem no palco. Em correspondência, a promotora, nesse caso, UPK (União Paulista de Karaokê), oferece seletos grupos de jurados para, de forma imparcial e transparente, serem os mais justos possíveis.
Vai perder um dos maiores eventos de karaokê do mundo?!
“Veja maiores detalhes na matéria correspondente neste mesmo JN, e de como se chegar ao local”.

Comentários
Loading...