SÃO PAULO: Projeto de Aurélio Nomura, Parque Linear do Riacho do Ipiranga dá mais um passo para se tornar realidade

Revitalização da área irá trazer mais verde para a região (divulgação)

Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei de autoria do vereador Aurélio Nomura que cria o Parque Linear do Riacho do Ipiranga. O PL foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no momento está sendo analisado pela Comissão de Política Urbana.
O parque será um corredor ecológico ligando o Parque das Fontes do Ipiranga (conhecido como Parque do Estado) ao Parque da Independência.
A revitalização da área e a integração entre os parques irão trazer mais área verde para a região, atraindo moradores e visitantes, além do consequente aumento de aves no local. Também haverá áreas de lazer, com ciclovia, academia da terceira idade e playground.
Numa ponta do Parque Linear, está o Parque das Fontes do Ipiranga, que tem o maior fragmento de Mata Atlântica inserido na área urbana da Região Metropolitana de São Paulo, com várias nascentes e corpos d’ água totalmente preservados, muitos exemplares da fauna silvestre e a presença de espécies ameaçadas de extinção. O parque cumpre um importante papel no equilíbrio climático e na qualidade do ar do seu entorno, totalmente urbanizado.
Na outra, está o Parque da Independência, que abriga o Museu do Ipiranga, Monumento à Independência e a Casa do Grito. Marco histórico nacional, o Parque da Independência é tombado nas três esferas de governo: pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
“O Parque Linear do Riacho do Ipiranga irá representar a união num continuo de vegetação para a região, tanto do ponto de vista ambiental, estético como do aumento da fauna silvestre”, afirmou o vereador Aurélio Nomura.

Comentários
Loading...