SÃO PAULO: Câmara Municipal aprova projeto de George Hato que disponibiliza carros adaptados para deficientes físicos em locadoras de veículos

Vereador George Hato: “Essa é uma grande conquista para a nossa cidade” (arquivo pessoal)

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no último dia 19, projeto de lei de autoria do vereador George Hato que obriga locadoras de veículos a disponibilizar em sua frota carros adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A proposta determina que os estabelecimentos que realizam o serviço de aluguel de veículos deverão disponibilizar ao menos um automóvel adaptado a cada vinte veículos da frota. Caso a fornecedora tenha uma quantidade menor de veículos, ao menos um deve ser adaptado.
“Essa é uma grande conquista para a nossa cidade. Hoje, o estado de São Paulo possui mais de 500 mil pessoas com deficiência habilitadas, boa parte vive aqui na capital e poderia usufruir desse serviço. Além disso, a cidade recebe muitas pessoas com deficiência diariamente, seja para turismo ou para trabalho. É importante que elas tenham mais essa opção de acessibilidade.”, afirma o vereador George Hato.
Segundo o parlamentar, desde que apresentou esse projeto na Câmara Municipal de São Paulo, em 2018, muitos outros municípios seguiram o exemplo e usaram a proposta como modelo para ser implantado em suas regiões. “Fiquei muito feliz ao ver que nossa luta ganhou força e atingiu outras cidades. Hoje, existem mais de 1.300 locadoras de automóveis no estado de São Paulo e nenhuma delas oferece esse serviço. Quanto mais os municípios se mobilizarem para criar novos meios de mobilidade para pessoas com deficiência, melhor. Garantir a acessibilidade de todos é uma forma de incluir e respeitar a pessoa com deficiência”, analisa o vereador.
O projeto foi aprovado em segunda votação e agora aguarda a sanção do prefeito Bruno Covas para sua regulamentação.

Comentários
Loading...