Renato Ishikawa receberá título de Cidadão Paulistano em cerimônia marcada para o Bunkyo

Renato Ishikawa, que será homenageado no próximo dia 12 com o título de “Cidadão Paulistano”

O empresário Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e do Hospital Santa Cruz – duas das mais importantes entidades da comunidade nipo-brasileira – receberá no próximo dia 12, em uma iniciativa do vereador Aurélio Nomura – com aprovação do presidente da Câmara Municipal de São Paulo Eduardo Tuma – o título de Cidadão Paulistano, em sessão solene marcada para o Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

O título de Cidadão Paulistano é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo àqueles que nasceram fora da cidade de São Paulo. E o cerimonial só se desloca do Viaduto Jacareí – sede do Palácio Anchieta – em ocasiões muito especiais, como esta, do dia 12, uma deferência ao homenageado.

Proponente da homenagem, Aurélio Nomura disse ao Jornal Nippak que é uma “honra poder homenagear um dos grandes executivos da cidade de São Paulo, que presidiu empresas como a NEC do Brasil, e que agora preside duas das principais entidadades da comunidade nikkei, o Bunkyo e o Hospital Santa Cruz”.

“No Bunkyo, apesar de o doutor Renato ter assumido há apenas um ano, já notamos o toque do seu trabalho, sempre com retidão e transparência. Já no Santa Cruz, outro símbolo da comunidade japonesa, onde está há mais tempo, ele vem se destacando como o principal responsável pela recuperação da instiuição”, explicou Nomura, acrescentando que, “também no Bunkyo o doutor Renato vem promovendo uma reformulação”.

“Até então a entidade sofria com críticas com realação a sua atuação, para muitos restrita à capital paulista – quando muito – já que alguns até chamavam o Bunkyo de ‘Bunkyo da Liberdade’. Mas desde que assumiu, o doutor Renato vem buscando essa integração, principalmente com o interior e com outros Estados, viajando muito, inclusive para fora do país”, destacou o vereador, afirmando que “esta honraria nada mais é que um coroamento pelo trabalho que ele vem desenvolvendo”. “Ele já merecia este título há mais tempo”, explicou Nomura.

 

Currículo – Nascido em Paraguaçu Paulista (SP), Renato Ishikawa morou com a família em diversas cidades do interior e foi somente nos anos de 1950 que se fixou na cidade de São Paulo para continuar seus estudos. Graduado e pós-graduado na área econômica, foi o primeiro nikkei a assumir a presidência da NEC do Brasil, onde permaneceu até 2002, depois de trabalhar em renomadas empresas multinacionais.

Renato, a partir de sua saída da NEC, se dedicou aos seus próprios negócios. Destaque para a CNL Empreendimentos Imobiliários – construtora e incorporadora de grande renome em Alphaville-Barueri e a Fazenda Aliança em São João da Boa Vista (SP) voltada à produção de cafés especiais e gado de corte. Ao mesmo tempo, tem intensificado sua participação de forma voluntaria em entidades beneficentes e filantrópicas. Desde 1997 atua de maneira próxima e relevante no Hospital Santa Cruz onde foi eleito presidente em 2012, e segue no cargo até presente data.

Em maio de 2019, foi também eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, onde já exercia o cargo de Diretor na gestão de 2017/2019 e é membro do Conselho Deliberativo com mandato até 2021.

Estes fatos tornaram seu nome relevante e considerado merecedor da mais alta honraria concedida pelo município de São Paulo, também pela dedicação, colaboração e empenho na preservação e difusão da cultura japonesa no Brasil.

 

Sessão Solene – A sessão solene de entrega do título de Cidadão Paulistano ao Dr. Renato Ishikawa, no próximo dia 12 de fevereiro (quarta-feira), às 19h30, será realizada no Grande Auditório do Bunkyo, à Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo.

(Aldo Shiguti)

 

Comentários
Loading...