PROVÍNCIAS DO JAPÃO/AOMORI: Província ‘fria’, Aomori ‘aquece’ os turistas com seus festivais e tradições

Localizada na Regiao de Tohoku, Aomori e famosa por suas atividades economicas, como a pesca (divulgação)

Algumas curiosidades sobre a província de Aomori, a partir de 1910, momento em que sua capital foi o centro das atenções devido ao terrível incêndio que devastou toda cidade, até os dias atuais, em que a província é reconhecida por suas belas paisagens e atrações turísticas, dessas que tomam forma desde a sua restauração e desenvolvimento.
Apesar de tamanha contradição, uma coisa é certa: essa província, localizada na região de Tohoku, é famosa por suas atividades econômicas, que vão da pesca à agricultura, além de chamar atenção devido à sua beleza natural, clima e tradição que colaboram com o turismo.
Logo, embora o local seja conhecido como a cidade que mais neva no mundo, há curiosidades sobre Aomori que todo turista deve saber para aproveitar ainda mais sua estadia na província.
Confira algumas dicas:

Curiosidades sobre Aomori: Informações importantes ao turista
Uma das curiosidades sobre Aomori é que seu clima frio e a prevalência de neve não são o suficiente para afastar turistas ou mesmo quem busque se divertir na província, até porque esses são alguns dos motivos que atraem pessoas para lá.
O turismo de Aomori, aliás, se aproveita de suas belezas naturais, de modo que é comum a prática de atividades radicais na neve durante o inverno, caminhadas e ciclismo no verão, visitas aos campos de maçãs na primavera e passeios em florestas e idas às fontes termais no outono.
Além disso, Aomori apresenta diversas características particulares que não devem ser ignoradas, e sim, usufruídas.

Aomori produz metade das macas de todo o pais (divulgação)

Maior produtora de maçãs do país
Não é à toa que os campos de maçãs recebem diversas visitas durante a primavera. Isso porque a província de Aomori tem sua economia sustentada pela agricultura, pescaria e madeireira, de forma que apresenta metade da produção de maçãs de todo país, conferindo à província o título de “Província-Mãe das Maçãs Fuji”. E a nomeação é levada a sério, pois Aomori entrega o melhor da fruta, ou seja, com açúcar na medida, acidez de menos e suculência e firmeza ideais.

Gastronomia de Aomori e famosa por suas sobremesas (divulgação)

Variedade gastronômica a partir dos seus recursos
Para falar da variedade gastronômica de Aomori não podemos deixar de falar das famosas sobremesas de maçã: a torta, que é o prato mais popular da cidade. No entanto, não são apenas as maçãs que atraem os turistas. A região também é conhecida pelos frutos do mar. Tanto que a província se localiza em uma região costeira, oferecendo os peixes e frutos mais frescos.
Apesar disso, a principal característica culinária da região é a temperatura de seus pratos, já que é mais comum a população local se alimentar de refeições quentes, como forma de se aquecerem nos dias frios.
Assim, não deixe de experimentar:
Ichigo-ni: sopa de frutos do mar;
Miso ginger oden: ensopado temperado com miso e gengibre;
Miso curry milk ramen: lamen à base de leite temperado com miso e curry.

Nebuta Matsuri acontece em agosto (divulgação)

Carros alegóricos não podem faltar nos festivais
Quando falamos de carro alegórico não tem como nós brasileiros não pensarmos em Carnaval. Contudo, não somos os únicos que se divertem dessa maneira. A festa mais popular dos brasileiros também é comum no Aomori Nebuta Matsuri, evento que acontece entre os dias 2 e 7 de agosto.
Esse festival possui diversas histórias sobre a sua origem. Entretanto, a mais plausível diz ser uma referência ao ritual de purificação: toro-nagashi, já que as alegorias costumam apresentar imagens de samurais e demônios.
Durante o Aomori Nebuta Matsuri, o local é iluminado pelos chamados “nebuta” — luminárias de papel e bambu, enquanto os visitantes apreciam os diversos carros alegóricos, danças e fogos de artifício, podendo também participar e festejar junto com os dançarinos, caso adquira uma fantasia do festival.
Se por acaso sua viagem ao Japão não está programada para esse período, não desanime. Você pode ter uma experiência semelhante no Museu Nebuta House Wa Rasse, ambiente que, por vezes, proporciona uma apresentação com dançarinos, nos finais de semana.

Museu de Arte de Aomori e um dos mais respeitados do pais (divulgação)

Hospeda um dos mais respeitados museus do Japão
O Japão é uma país que possui diversos museus históricos e culturais, sendo o Museu de Arte de Aomori é um dos mais respeitados do país, uma vez que atrai o público tanto pelo seu conteúdo quanto pela sua arquitetura moderna.
Esse ambiente une arte contemporânea à cultura histórica do país, exibindo diversas obras de artistas nascidos em Aomori, desde escultores a dramaturgos. Tudo organizado em salas subterrâneas, projetadas por Jun Aoki, que remetem ao Sítio Arqueológico Sannai Maruyama Jomon.
Além disso, ainda é possível apreciar as obras temporárias que variam entre shows e palestras.

Subida do Monte Iwaki garante ser um grande desafio (divulgação)

Turismo pelo Monte Iwaki
Para os corajosos e aventureiros de plantão, a subida pelo Monte Iwaki garante ser um grande desafio com um gigantesco prêmio. Uma tradição é passar pelo Tsugaru Iwaki Skyline durante a madrugada para, quem sabe, ter a sorte de ver o nascer do sol em seu topo.
Apesar disso, antes de visar a vista final, lembre-se de que deverá passar por:
69 curvas sinuosas, utilizando um carro ou moto – não é permitido subir de bicicleta, por questões de segurança;
Cerca de 10 minutos no teleférico;
Uma caminhada de 30 a 40 minutos para chegar ao seu destino.

Então, você está pronto para uma aventura e uma viagem inesquecível à Aomori? Se a sua resposta for sim, saiba que estaremos apoiando sua decisão. E também vamos tentar auxiliá-lo em sua viagem por todo Japão.
Portanto, continue conosco e descubra cada vez mais sobre as províncias japonesas e suas atrações.
(Mariana Kisaki)

Comentários
Loading...