PROVÍNCIA DE AKITA: Ambiente de clima frio que oferece diversas riquezas históricas e naturais

Localizada no norte do Japão, na região Tohoku, a província de Akita é famosa pelos seus invernos gélidos e sua beleza natural exibida por suas diversas florestas e montanhas, sendo reconhecida também como o berço dos cães da raça Akita, fato que a tornou cada vez mais popular com a estreia do filme “Sempre ao Seu Lado” — inspirado na vida de Hachiko, um Akita Inu que acompanhava seu dono até a estação de trem e o esperava voltar do trabalho, todos os dias.
Embora o turismo apresente pontos fortes, sua economia é sustentada pela pesca, indústria madeireira, produção de saque e plantio de arroz, o que talvez explique a existência de um dos melhores arrozes do país, passando a ser chamado de “arroz komachi” em homenagem a Ono no Komachi, poetisa de atraente tanto por seu talento quanto pela beleza.
Assim, o turista que passar pela província de Akita não pode deixar de conhecer a sua história nos diversos museus, aproveitar seus festivais e apreciar sua gastronomia local, de modo a aprender um pouco mais sobre o Japão e a cultura de Akita.

Província de Akita possui grande atrativo turístico (divulgação)

Curiosidades e informações importantes aos turistas
A província de Akita possui grande atrativo turístico, como seus dias de neve que possibilitam a prática do esqui e seus festivais que ocorrem tanto no inverno quanto no verão, assim se mostra o passeio turístico ideal aos aventureiros e aos admiradores de festas locais, além de oferecer uma experiência gastronômica única.

Origem do nome
A denominação “Akita” foi dada em homenagem aos cães da raça de mesmo nome, sendo a província local de origem desses cachorros conhecidos a tanto tempo como animais de briga e caça, acompanhando samurais e participando de lutas.
A princípio, esses pets possuíam médio porte e eram encontrados facilmente em Odate, entretanto, com o aumento da sua fama em brigas, foi levado à cidade de Akita onde houve o cruzamento com raças maiores para que assim fosse gerado um cão mais forte e perfeito para o objetivo. Dessa forma, além do uso em lutas, os Akita Inu também tiveram seus papéis nas guerras, farejando inimigos e aliados, protegendo o terreno e assustando os prisioneiros.
Apesar disso, em todo o mundo, cães da raça Akita são conhecidos pela sua lealdade, algo que só foi possível com a proibição de brigas caninas, em 1908, e o reconhecimento da história de Hachiko e seu dono.

Província de Akita também é rica em cultura e tradição (divulgação)

Festivais: Akita Kanto Matsuri e Yokote de Nakamura
Embora a região tenha seus dias frios, muitos deles são aquecidos pela cultura e tradição expressados pelos festivais Akita Kanto Matsuri e Yokote de Kamakura, que acontecem no verão e no inverno, possibilitando ao turista optar por uma das duas estações para fazer sua viagem e admirar os eventos japoneses famosos por sua gastronomia, apresentações, história e fogos de artifício.
O Akita Kanto Matsuri acontece do dia 3 ao 6 de agosto, como uma forma de afastar as doenças de verão e pedir por purificação e prosperidade. Suas características principais são a presença dos kanto (lanternas de papel sustentadas por estruturas de bambu) que são elevados por equilibristas em suas diversas apresentações diurnas e noturnas. Além disso, aos apreciadores, ainda há a oportunidade de participar de concursos de equilíbrio e descobrir um pouco mais sobre a história do festival no Museu Kanto.
Enquanto isso, o Yokote de Kamakura é um evento que ocorre no inverno, nos dias 15 e 16 de fevereiro, popular pelos kamakuras —casas de neve espalhadas por Akita — feitas por crianças. Cada casa possui um altar elaborado para o Deus da água e é aquecida e iluminada por um braseiro de carvão capaz de esquentar bolinhos de arroz que são oferecidos pelas crianças aos adultos que devem dar uma oferenda à divindade, orando por água em abundância. Ambos os eventos contam um pouco da história e crença local, de modo que são experiências únicas a serem vividas e admiradas tanto pelos visitantes quanto pelos moradores da província.

Kiritampo é uma refeição típica de Akita (divulgação)

Gastronomia: Kiritampo e iburigakko
Os dias frios de Akita são o suficiente para influenciar seus hábitos, eventos e até mesmo sua gastronomia, sendo comum o preparo de pratos quentes para acalentar o corpo. Dentre os alimentos mais famosos da prefeitura estão: kiritampo e iburigakko.
O kiritampo é uma refeição típica da província que oferece o arroz cozido enrolado num palito, juntamente com a sopa nabe, composta por legumes, shoyu, frango e konnyaku. Devido a tal peculiaridade e sabor, tem conquistado e aquecido diversas pessoas no Japão.
O iburigakko, por sua vez, é o picles em conserva após defumar em uma lareira, são saboreados com água ou chá devido ao sabor doce e agradável proporcionados pela fumaça.
Visitando Akita, procure também experimentar o seu sake, famoso pelo sabor e aroma produzidos pelo arroz da província que aproveita de seu clima frio durante a plantação.

Província também é conhecida como o berço dos cães da raça Akita (divulgação)

Turismo na província Akita: Akita Inu Fureaika
Akita, então, é uma província rica em festivais, cultura, história, tradição e beleza, exibidas tanto nos Museus, como o Museu dos cães Akita que conta toda sua trajetória e mudanças, quanto nos parques e trilhas que promovem a contemplação da natureza, seguido pelo relaxamento nas diversas fontes termais espalhadas pela região.
Como forma de completar toda a experiência e conhecimento sobre os cães Akita Inu, você pode visitar o evento Akita Inu Fureaika que proporciona um contato direto com cachorros da raça, permitindo ao turista conhecer um pouco mais sobre sua personalidade e carisma.
Dessa forma, aprendendo um pouco mais sobre a prefeitura, é recomendado visitar alguns outros pontos turísticos, como:

  • Lago Tazawa, reconhecido como o mais profundo do Japão;
  • Akita City Port Tower Selion, o mirante da cidade que oferece uma vista panorâmica de todo ambiente e suas belezas naturais;
  • Museu de Arte de Akita, que reúne obras japonesas e ocidentais, mesclando a ambas as artes em um local;
  • Nyuto Onsen, popular por suas inúmeras fontes termais.

Assim, o viajante que se aventurar pela província Akita terá uma vivência íntegra de aventura, apreciação, aprendizado e repouso descobrindo um pouco mais sobre as terras japonesas.
(Mariana Kisaki)

Comentários
Loading...