PRESCRITO IMPERIAL ACERCA DA EDUCAÇÃO

Postado aqui como o último desejo deixado por Shigeyuki Morinishi em sua vida

Eu acredito que os antepassados desta Família Imperial, ao fundar este país o fizeram com um grandioso ideal e com séria decisão de edificar um Reino de Virtude.
Acredito que o nosso povo, unindo os seus corações no cumprimento do dever da felicidade ao seu senhor e da piedade filial; tenha realizado admiráveis feitos. Isto se deve naturalmente ao seu elevado caráter, bem como aos fundamentos da Educação.
Caros filhos da Nação, vós deveis amar e respeitar os pais; entre irmãos, ajudar-vos mutuamente; entre marido e mulher, amar-vos mutuamente; entre amigos, confiar-vos uns aos outros; impedir palavras e gestos rudes; ser caridoso com todos; empenhar-vos nos estudos; dedicar-vos nos respectivos ofícios; aumentar os conhecimentos; aprimorar a personalidade; e ainda, contribuir para o bem estar da comunidade; respeitar as leis e manter a ordem da nação e, na ocasião da crise nacional, colocar vossa lealdade e coragem à serviço da nação, preservando a paz e a segurança do Império.
O cumprimento destes deveres constitui não só a obrigação natural do meu fiel povo, mas significa também exaltar ainda mais as maravilhosas tradições que os nossos antepassados cultivaram.
Tal forma de conduta é, não somente os preceitos dos antepassados da Família Imperial, como também são os princípios morais válidos independentemente da época, tanto no Japão como em outros países do mundo. Portanto, eu também, juntamente com vós o povo, levo sempre em meu peito os preceitos dos antepassados com o sincero desejo de tornar-vos todos em bons cidadãos do Japão.

30 de Outubro de 1890
Imperador Meiji

Comentários
Loading...