Pandemia estimula jantar de novo Natal, recreação enquanto as pessoas ficam em casa
24/12/2020 – 16:24:24 JST – TÓQUIO – As pessoas no Japão estão abraçando uma maneira diferente de celebrar o Natal, com mais optando por ficar em casa e encomendar jantares de alta qualidade em meio à pandemia do coronavírus.

Em vez de jantar fora em restaurantes chiques, as pessoas podem agora desfrutar de uma cozinha sofisticada em casa, com vendas de bolos e brinquedos para entretenimento familiar procurados.
Bife “wagyu” japonês guarnecido com foie gras e trufas, e lagosta frita estão sendo embalados em pacotes plásticos este ano pelo Kihachi, um restaurante em Tóquio especializado em cozinha francesa.
Seu cardápio de Natal, que começou a oferecer em 7 de dezembro, foi modificado para a entrega para garantir que os molhos sejam separados dos pratos para que a comida possa ser aquecida nas cozinhas dos clientes.
Kihachi viu as reservas caírem em meio ao aumento dos casos de COVID-19, com muitas pessoas evitando lugares lotados e mal ventilados.
A Kihachi, que reduziu seus assentos para cumprir as diretrizes, diz que seu serviço de entrega tem se saído melhor do que o esperado, com o gerente Kanae Ishihara esperando que as pessoas “apreciem a comida do restaurante para compensar a estadia em casa”.

Uma pesquisa sobre formas de passar o Natal, realizada pela Cross Marketing Inc. no início deste mês, que analisou cerca de 1.100 homens e mulheres na faixa dos 20 aos 60 anos, mostrou que “ter uma refeição bastante chique em casa” ficou em primeiro lugar com 24%, seguido por “ter uma festa em casa apenas com a família” com 20%.
As vendas de bolos também aumentaram, à medida que as pessoas se tratam para evitar o coronavírus da tristeza.
Na loja de departamentos Nihombashi Mitsukoshi no centro de Tóquio, as vendas de bolos de creme aumentaram 1,5 vezes em relação ao ano anterior, enquanto a Ginza Cozy Corner Co., que tem lojas principalmente em Tóquio e arredores, disse que as encomendas de bolos aumentaram 20% em relação ao ano anterior.

A pandemia também impulsionou a demanda por pizzas. A Pizza Hut Japan Ltd., que supervisiona cerca de 420 lojas no Japão, disse que os pedidos feitos nos três dias da semana que antecedem o dia de Natal são muito maiores este ano e aumentou os funcionários para aquele dia em antecipação ao aumento da demanda.
Os consumidores também se voltaram cada vez mais para mercadorias que podem ser apreciadas por toda a família, com a Toys “R “Us-Japan Ltd. dizendo que os jogos de tabuleiro e festas se tornaram mais populares este ano.
Um funcionário da empresa disse que a forte preferência por ficar em casa e o cancelamento de muitos eventos de Natal resultaram na compra de brinquedos para presentes.
==Kyodo