Pandemia cancela mais dois eventos da comunidade nikkei

(Arquivo/Jiro Mochizuki)

A pandemia provocada pelo novo coronavírus causou o cancelamento de dois dos mais tradicionais matsuris (festivais japoneses) da comunidade nikkei. No dia 24 de abril, as Comissões Organizadoras do 24º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos e do 18º Okinawa Festival anunciaram o cancelamento de seus eventos.
O primeiro seria realizado os dias 4, 5, 10 e 11 de julho, no Centro Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP), pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, em conjunto com a Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinem Renraku Kyoguikai, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de São Roque e Consulado Geral do Japão em São Paulo.
De acordo com o comunicado, “a medida visa preservar a saúde de todos, organizadores e visitantes, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus”. “Em nome dos membros organizadores, lamentamos os transtornos e pedimos a compreensão de todos. Desejamos que este momento crítico seja superado com harmonia e solidariedade e que, em 2021, o Sakura Matsuri seja realizado com brilho, participação e a colaboração de todos”, destacam os organizadores do Sakura Matsuri, que no ano passado foi realizado pela primeira vez em dois finais de semana e atraiu um público entre cerca de 25 e 30 mil visitantes.

Okinawa Festival – Decisão igualmente difícil – mas necessária, diga-se de passagem, pelo atual momento que o país atravessa   – foi anunciada pela Associação Okinawa de Vila Carrão, responsável pela realização do Okinawa Festival, que este ano atingiria sua 18ª edição.
A AOVC informou que o evento foi adiado para o ano de 2021, em data a confirmar, no mesmo local: CEE Vicente Ítalo Feola na Praça Haroldo Daltro, s/n – Vila Nova Manchester. O local já foi palco para as apresentações da banda okinawana Begin, em 2015, e do cantor japonês Kazufumi Miyazawa e da cantora nipo-argentina Claudia Oshiro , no ano passado, além de artistas consagrados coo Joe Hirata, Karen Ito, Ricado Nakase, banda Tontonmi, entre outros.
“Essa decisão foi muito difícil para a diretoria, mas em respeito à saúde do público, voluntários, expositores, patrocinadores, apoiadores e de nossos familiares, deliberamos em adiar o evento para o ano de 2021”, diz o comunicado, que finaliza com uma mensagem de esperança.
“Acreditamos que passado essa pandemia, vamos renascer como uma sociedade mais forte e solidária e esperamos encontrar todos no 18º Okinawa Festival comemorando a saúde e a prosperidade de todos”.

No ano passado, Okinawa Festival recebeu os cantores Kazufumi Miyazawa e Claudia Oshiro (Arquivo/Aldo Shiguti)
Comentários
Loading...