Os planos da Exposição Mundial 2025 de Osaka aprovados formalmente pelo órgão mundial

01/12/2020 – 22:31:56 JST – OSAKA – O órgão de exposição mundial aprovou formalmente na terça-feira os planos para a exposição de 2025 em Osaka em sua assembléia geral virtual, preparando o caminho para o início dos preparativos da cidade do oeste do Japão, a sério e a convite dos participantes do exterior.

Shinji Inoue, ministro responsável pela Exposição Mundial de 2025 em Osaka, faz um discurso durante uma assembléia geral on-line do Bureau of International Expositions em 1 de dezembro de 2020. (Kyodo)

O Escritório de Exposições Internacionais aprovou planos detalhados chamados de dossiê de inscrição apresentado em dezembro do ano passado, confirmando oficialmente o status do Japão como organizador do evento de 2025.

A proposta inclui planos financeiros para os custos de construção de 125 bilhões de ienes (US$ 1,20 bilhão), que serão divididos igualmente pela nação, Prefeitura e cidade de Osaka, e empresas privadas.

“Apresentaremos uma sociedade resiliente e sustentável em um mundo pós-COVID-19” através do evento, disse Shinji Inoue, ministro responsável pela Expo Mundial 2025 em Osaka, durante a montagem online.

O tema principal da exposição é “Desenhando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”, com os três subtemas de “Salvando Vidas”, “Capacitando Vidas” e “Conectando Vidas”.

Os países participantes apresentarão uma miríade de tecnologias que vão da tecnologia da informação e comunicação à inteligência artificial, assim como medidas sanitárias para enfrentar pandemias, entre outras.

Será realizada em Yumeshima, uma ilha feita pelo homem na Baía de Osaka, de 13 de abril a 13 de outubro, com o objetivo de abrigar 150 países.

“Teremos que fazer do evento um grande sucesso se quisermos uma recuperação econômica da pandemia”, disse o prefeito de Osaka, Ichiro Matsui, aos repórteres. “Precisamos criar um impulso para que as pessoas possam participar de todo o mundo”.

Separadamente, Masayoshi Matsumoto, presidente da Federação Econômica de Kansai, saudou a aprovação da Exposição de Osaka pelo BIE, sediado em Paris, dizendo que marcou um grande passo em direção ao lançamento de convites para os países participantes.

“Faremos nosso melhor nos preparativos em coordenação com o governo, a Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2025, autoridades locais e outras partes”, disse ele.

O evento de 2025 será a sexta exposição internacional oficial a ser realizada no Japão, após o evento de 2005 na Prefeitura de Aichi. Osaka também sediou uma Exposição Mundial em 1970 e 1990.

Ela espera a participação de cerca de 28 milhões de pessoas, superando os 22,05 milhões que vieram visitar o evento de Aichi.

A idéia para a exposição de 2025 foi inicialmente lançada em agosto de 2014 por Matsui, então governador da Província de Osaka, e foi aprovada pelo governo central em abril de 2017.

O Japão foi selecionado como anfitrião em 2025, em novembro de 2018, durante a assembléia geral do BIE, após a votação dos estados membros, derrotando as propostas da Rússia e do Azerbaijão.

O órgão mundial realiza sua assembléia geral duas vezes por ano, mas a reunião de junho, onde o Japão esperava que os planos fossem aprovados, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

Uma exposição em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, prevista para outubro de 2020, também foi adiada por um ano por razões similares.

==Kyodo

 

Comentários
Loading...