O letrista japonês, escritor premiado Rei Nakanishi morre aos 82 anos

25/12/2020 – 11:26:43 JST – TÓQUIO – Rei Nakanishi, um romancista premiado e prolífico letrista que escreveu a letra de várias canções de sucesso entre os anos 60 e 80, morreu de um ataque cardíaco, disse sua família na sexta-feira. Ele tinha 82 anos.

letrista e escritor premiado japonês Rei Nakanishi. (Apenas para uso editorial)(Kyodo)

Nakanishi, cujo verdadeiro primeiro nome era Reizo, morreu quarta-feira em um hospital de Tóquio, disse sua família. Ele começou a traduzir chansons franceses enquanto estudante da Universidade Rikkyo e escreveu letras para mais de 4.000 canções durante sua longa carreira.

Mais tarde, tornou-se romancista e ganhou o prestigioso Prêmio Naoki de ficção popular em 2000 por seu romance “Nagasaki Burabura-bushi” (A Nagasaki divagante melodia).

Nakanishi produziu várias canções de sucesso, incluindo “Tenshi no Yuwaku” (tentação do anjo) interpretada pela cantora Jun Mayuzumi e “Kita Sakaba” (bar do norte) pelo tradicional cantor de baladas japonês “enka” Takashi Hosokawa.

Nascido na Manchúria, agora uma região no nordeste da China, ele também escreveu o romance “Akai Tsuki” (lua vermelha), que foi inspirado pela experiência de repatriação de sua mãe com sua família após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Ele disse em 2012 que lhe foi diagnosticado um câncer esofágico. Em março de 2015, ele revelou que o câncer havia retornado.

==Kyodo

Comentários
Loading...