NTT Docomo oferecerá plano móvel mensal de 20 gigabytes por 2.980 ienes

03/12/2020 – 18:46:49 JST – TÓQUIO – A NTT Docomo Inc. disse quinta-feira que começará a oferecer um plano mensal de 20 gigabytes chamado “ahamo” por 2.980 ienes (29 dólares) em março através de contratos on-line, tornando-se a primeira das principais operadoras sem fio do Japão a reduzir as tarifas de telefonia móvel após a pressão do governo.

NTT Docomo Inc. O Presidente Motoyuki Ii fala em uma coletiva de imprensa em Tóquio, em 3 de dezembro de 2020. (Kyodo)

O novo plano da principal operadora sem fio do Japão, incluindo chamadas grátis ilimitadas de até cinco minutos, deve intensificar a concorrência de preços em um mercado no qual a empresa, KDDI Corp., operadora da marca “au”, e SoftBank Corp. controlam aproximadamente 90%.

“Nosso competitivo plano de preços visa pessoas mais jovens na faixa dos 20 anos, para as quais ficamos atrás dos rivais”, disse o presidente e CEO da NTT Docomo Motoyuki Ii em uma coletiva de imprensa, acrescentando que a empresa pretende anunciar no final do mês tarifas mais baixas para os contratos existentes sob outros planos de preços.

O Secretário Chefe de Gabinete Katsunobu Kato, o principal porta-voz do governo, saudou o anúncio da NTT, dizendo em uma entrevista coletiva: “É desejável para os consumidores que as operadoras sem fio estejam anunciando planos de preços mais baixos”.

A KDDI e a SoftBank já disseram que suas marcas de orçamento vão oferecer planos de 20 gigabytes a preços mais baixos de cerca de 4.000 ienes por mês.

O Primeiro Ministro Yoshihide Suga, que tomou posse em setembro, pediu repetidamente às operadoras de telefonia móvel para cortar as taxas, dizendo que suas taxas são altas em comparação com outros países, enquanto suas margens de lucro são maiores do que outras provedoras de infra-estrutura, tais como concessionárias de serviços públicos.

O Ii da NTT Docomo disse que a chamada do governo para baixar as tarifas reflete a opinião do público e a empresa concorda que é importante fornecer serviços de telefonia móvel mais baratos.

Mas ao invés de sucumbir à pressão do governo, a Ii disse que a empresa introduziu o plano mais barato “para vencer a concorrência com nossos rivais”.

Ele acrescentou que a NTT Docomo, a maior operadora sem fio por assinantes, planeja lançar novos planos de preços para um menor uso de dados, colaborando com operadoras de rede virtual móvel que não possuem infraestrutura de rede.

A tarifa mensal em Tóquio de 8.175 ienes por 20 gigabytes em março foi a mais alta cobrada pelas principais operadoras em seis cidades mundiais, incluindo Nova York, Londres, Paris, Seul e Dusseldorf na Alemanha, de acordo com uma pesquisa divulgada em junho pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

A NTT Docomo fixou o preço do plano mensal de 20 gigabytes em 2.980 ienes, seguindo o lançamento pela nova operadora sem fio Rakuten Mobile Inc. de um plano de tarifa única pelo mesmo preço em abril para chamadas ilimitadas e serviços de dados em algumas áreas urbanas, incluindo Tóquio, Nagoya e Osaka.

A NTT Docomo está se preparando para aumentar sua competitividade, tornando-se uma unidade de propriedade integral da matriz Nippon Telegraph and Telephone Corp, um antigo monopólio estatal, até o final de dezembro, levantando a preocupação entre seus rivais de que a integração poderia prejudicar a concorrência leal.

Na quinta-feira, o ministério realizou a primeira reunião de um painel de profissionais da indústria de telecomunicações, criado após a fusão planejada, anunciada em setembro, para discutir um ambiente de concorrência leal.

“Tememos que o movimento do grupo NTT em direção à integração amplie seu controle sobre o mercado”, disse o presidente da KDDI, Makoto Takahashi, durante a reunião.

Enquanto isso, a NTT disse que não são necessárias restrições adicionais, pois a empresa está cumprindo as leis e regras para garantir a concorrência leal.

==Kyodo

Comentários
Loading...