NO PRÓXIMO DIA 25: ‘Agronegócio na nova era’ será tema do Bunkyo Rural Live; evento será aberto ao público

Live terá retrospectiva com os melhores momentos das dez primeiras edições do Bunkyo Rural (divulgação)

Autoridades do setor agrícola participam, no próximo dia 25 de agosto (terça-feira), a partir das 18h, do Bunkyo Rural Live, que será transmitido diretamente do Studio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, no bairro da Liberdade.
A primeira edição do Bunkyo Rural Live estará enfocando o tema “Agronegócio na Nova Era – Tendências e Soluções”, com palestras e painel de debates.
A live acontece após o adiamento da 11ª edição do Bunkyo Rural, que seria realizado nos dias 3 e 4 de abril, na cidade de Presidente Prudente (SP). O adiamento ocorreu em função da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o presidente da Comissão do Bunkyo Rural, Tomio Katsuragawa, “será uma experiência nova para todos nós”. “Espero que seja um evento do agrado para todos que militam no setor agrícola e esperamos que seja também mais um evento que o Bunkyo, através da Comissão do Bunkyo Rural, realiza em prol do desenvolvimento da agricultura brasileira”, destaca Katsuragawa, antecipando que o público poderá acompanhar também uma retrospectiva com as dez primeiras edições, desde a primeira, realizada na cidade de Pompeia, em 2009, até a décima, realizada em Adamantina, no ano passado.
O presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, acredita no sucesso deste novo formato e destaca a presença, na abertura, do novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana, e do secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira

José Francisco Graziano da Silva (Unicamp)

Palestrantes – Para esta live, foram convidados dois grandes nomes do agronegócio, que falarão sobre as tendências e soluções na era pós-pandemia: o professor da Unicamp, José Francisco Graziano da Silva, e o coordenador do Polo de Inovação Agro, George Hiraiwa.
José Graziano, professor titular da Unicamp em Economia Agrícola, é reconhecido por seu trabalho em defesa de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura sustentável e criação de oportunidades para os pequenos agricultores. Eleito diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em 2011, foi reeleito em 2015 – foi votado por 177 dos 182 países presentes na 39ª Conferência da entidade em Roma – permanecendo até o final do mandato em 2019.
Durante a live, José Graziano deverá falar sobre a segurança alimentar, e como essa questão é fundamental para a agricultura da Nova Era.

Coordenador do Polo de Inovação do PR, George Hiraiwa (Agência Estadual de Notícias – Governo PR)

Já o palestrante George Hiraiwa, foi Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná e destaca-se como um dos mais importantes fomentadores da agrotecnologia no Brasil. Idealizou, entre outras coisas, o Hackathon Smart Agro, em Londrina, que foi o primeiro do país. Trata-se de uma maratona que envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas ao setor.

Debate com participação do público – Na programação do Bunkyo Rural Live consta também um painel de debates com a participação do público e será conduzido por Diógenes Kassaoka e Gabriela Redona Chiste.
Diógenes é coordenador do Codeagro (Coordenação de Desenvolvimento dos Agronegócios) e Gabriela é secretária executiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Nesse painel estarão sendo tratados sobre os órgãos e ferramentas que o Estado dispõe para apoiar o agricultor, incluindo o seguro rural.
A mediação do painel estará a cargo de Nelson Kamitsuji (coordenador do Bunkyo Rural Live), e a seleção das perguntas do público será feita por Celso Mizumoto (vice-presidente da Comissão Bunkyo Rural), Nobuyoshi Narita (pesquisador científico da APTA Presidente Prudente), William Hiroshi Takata (professor da Unoeste) e Maximiliano Miura (IEA – Instituto de Economia Agrícola).

Abertura – O Bunkyo Rural Live inaugura o Studio Bunkyo, que está sendo montado no Pequeno Auditório, especialmente para as transmissões digitais por meio das redes sociais.
Além do novo cônsul geral Ryosuke Kuwana e do secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, a abertura contará também com depoimento do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa.
O Bunkyo Rural Live, realização do Bunkyo, tem o apoio da Hansoro – Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Consulado Geral do Japão em São Paulo. Tem como patrocinadores – Fundação Kunito Miyasaka, Honda, Jacto, Sementes Sakata e Nutrisafra.
Os interessados podem acessar o Bunkyo Rural Live pelo link: https://www.youtube.com/bunkyodigital.
Mais informações pelo tel. (11)3208-1755 ou email: contato@bunkyo.org.br

Comentários
Loading...