Murakami por Murakami prossegue até 15 de março no Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake traz pela primeira vez ao Brasil a individual do mítico artista japonês Takashi Murakami (1962, Tóquio, Japão). Com curadoria de Gunnar B. Kvaran – o mesmo curador da mostra de Yoko Ono realizada no Instituto em 2017 –, Murakami por Murakami deriva originalmente da realizada no Astrup Fearnley Museet, em Oslo. A exposição, que prossegue até 15 de março, reúne 35 trabalhos, com pinturas que chegam a medir 3 por 10 metros. O conjunto, apresentado como uma constelação de fragmentos do universo Murakami, evidencia uma produção consagrada, entre tantas qualidades, pela excelência no campo pictórico.

Um grande fã de anime, Murakami entrou na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio (agora Universidade das Artes de Tóquio) (1982 – 1993) para estudar Nihon-ga, um estilo de pintura japonesa tradicional. Daí a sua obra até hoje revelar habilidades técnicas excepcionais. Depois da formação, o artista desenvolve uma produção que transita entre o Japão e o Ocidente. Como autor do Superflat – termo que sintetiza toda a sua produção ao mesmo tempo que descreve a cultura e a sociedade japonesa do pós-guerra –, o movimento funde arte tradicional de seu país e cultura pop contemporânea.

Contudo esta exposição destaca a presença eminentemente japonesa em sua produção. “Essa fusão [Oriente e Ocidente] é claramente presente na arte de Murakami, mas esta exposição enfatiza sua identidade profundamente japonesa, que foi ofuscada por sua associação com grandes artistas do mundo da arte ocidental, como [Andy] Warhol, [Jeff] Koons e [Damien] Hirst, não apenas pela ênfase no aspecto comercial, mas também por causa de sua linguagem artística”, explica o curador, Kvaran.

 

Exposição:

MURAKAMI POR MURAKAMI

Visitação até

15 de março de 2020

Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural – Entrada pela Rua Coropés 88 – Pinheiros. Estação de metrô mais próxima: Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

De terça a domingo,

das 11h às 20h

R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos e professores da rede pública mediante apesentação de documento; entrada gratuita todos os dias para crianças de até 10 anos, idosos a partir de 85 anos e pessoas com deficiência e seu acompanhante).

Venda:

online a partir de 1 de novembro pela Sympla www.sympla.com.br; blheteria a partir de 4 de dezembro, das 10h às 19h

Gratuito às terças (mediante retirada de senha)

Fone: 11 2245 1900

www.institutotomieohtake.org.br

Comentários
Loading...