Moro & Deconto

Fabricar iscas artificiais é uma das especialidades destas empresas que todo ano inovam, ajustando ou remodelando os produtos da marca

Por Mauro Yoshiaki Novalo

Milhares de anos lá atrás, as atividades humanas eram 3: agricultura, caça e pesca. O homem conforme o local onde estava, adaptava e improvisava suas estratégias para sobrevivência em um ou mais destes segmentos.
Atualmente a caça ainda é praticada em alguns países, bem restrito e de forma ordenada, pois para atender o consumo se tem na criação de animais, a forma adequada para alimentação humana. A agricultura com recursos avançados, a cada dia traz muitas inovações associadas a área enquanto a pesca comercial se mantém basicamente extrativista (embora utilize tecnologia disponível para localização dos cardumes), é ainda incipiente falando-se em produção – apesar de contar com muitos recursos modernos para a área, em muitos países entre eles o Brasil – continua com o freio de mão puxado na pesquisa e implementação de novas tecnologias.
Resumindo, poderíamos dizer que destes filões apresentados, o único que mantém muito do seu aspecto original é a pesca, que agora vem sendo acompanhado mais de perto, para não ter seus recursos exauridos. Aliás parece prática tradicional do ser humano, chegar próximo ao estágio de extinção para depois considerar estratégias e soluções de ajuste.
Sobre o país, com sua extensa área litorânea, muitos rios e reservatórios onde se pode tranquilamente praticar a pesca esportiva, pode-se dizer que o nicho ainda tem muito a ser explorado, principalmente de forma planejada turisticamente, pela quantidade de espécies de água doce e salgada a disposição.
Com a introdução das iscas artificiais nas pescarias e sua repercussão positiva no mundo inteiro, também em terras tupiniquins se fez necessário, adequá-las aos peixes do país, seja reforçando garatéias ou redimensionando características das mesmas.

Assim nasceram a Moro e a Deconto, duas empresas com o intuito de suprir o mercado nacional com iscas artificiais desenvolvidas com matéria prima e tecnologia, voltada a necessidade do pescador brasileiro, direcionadas aos peixes da nossa terra. Com esta premissa, Edson Deconto investiu e fundou a empresa que leva o seu sobrenome, atualmente nas mãos dos filhos Pedro e Guilherme (assessorados por outros membros da família) integram a espinha dorsal da fábrica, sempre de olho e acompanhando as solicitações dos amantes da haliêutica, encaixando nos seus moldes tradicionais, as atualizações de modo a renovar ou melhorar a performance destas..
Tradicionais fabricantes de produtos para pesca esportiva, tem mais de 100 modelos diferentes de iscas artificiais, adaptadas especialmente para os peixes de rio e mar, as iscas Moro e Deconto são sinônimos de qualidade e eficiência entre os pescadores de todo o território nacional.
Desde 1978, as empresas – sediadas em Curitiba – vendem seus produtos para o Brasil inteiro, além de exportarem para alguns países da Europa e América do Sul. São itens diversificados para peixes predadores de todos os tamanhos e hábitos.
A Moro Indústria de Artigos Esportivos iniciou suas atividades, assim como muitos dos encantados pela arte da pesca, adaptando e customizando materiais importados raros na época, específicos para o uso de iscas artificiais. A sua transformação em empresa ocorreu gradativamente, por conseqüência do sucesso dos primeiros materiais confeccionados para alguns amigos, até se tornar, em parceria com a Deconto, a maior indústria brasileira de iscas artificiais. Atualmente, seu foco está direcionado para a distribuição de componentes e equipamentos para montagem de varas, atendendo desde o pescador que repara e customiza seu próprio equipamento, passando pela confecção de varas de alto desempenho pelos rod builders e até o fornecimento para grandes indústrias. No site www.morofishing.com.br vai encontrar produtos para customizar suas varas que certamente irão ajudar a coletar resultados surpreendentes para suas próximas pescarias.
Os gestores das duas empresas além disso também são experts na pesca esportiva, usando e desenvolvendo itens da tralha de pesca (sejam varas, acessórios ou novas iscas) aproveitando este contato direto com o seu público alvo, patrocinando e fomentando torneios de pesca para cada vez mais ajustarem os seus produtos. Porisso, é comum serem vistos em viagens por todo o território nacional, testando protótipos e compartilhando técnicas de pescarias.

Atentos a modalidade, desenvolvem novas soluções para suas criações, como cores e artifícios cada vez mais detalhados e exclusivos, e contam com a participação de especialistas em campo que contribuem com sugestões.
Desta forma estão capacitados a solucionar suas dúvidas, além do prazer em dividir com os amantes deste segmento experiências de tantos anos na área, através do programa Deconto Show de Pesca, transmitido pela Rede CNT, todo domingo às 22h30 para todo o Brasil. São Paulo/Capital é canal 27.1, outras cidades, consultar o horário e canal no site da TV.
No endereço www.morodeconto.com.br veja o catalogo completo das iscas, acessórios e muitos outros artigos com informações, de como e em qual situação tirar o melhor proveito das mesmas.
Quando possível, ótimas pescarias!!!


Apoio

Guss Produções www.gussproducoes.com.br
Maré Iscas www.mareiscas.com.br
Massas e Produtos Petersen www.petersen.com.br
Deconto Iscas Artificiais www.morodeconto.com.br
Moro Fishing www.morofishing.com.br
Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br
A Radio Atividade www.aradioatividade.com.br
Uhobby www.uhobby.com.br

Comentários
Loading...