Método Marie Kondo de Organização: Aprenda a técnica japonesa simples e eficaz que tem ganhado fama em todo o mundo

Com ou sem pandemia, ter uma casa organizada é prioridade para muitas pessoas, uma vez que nosso lar é nosso local de descanso. Sendo assim, com o tempo, muitos têm procurado pelo método Marie Kondo de organização, também conhecido por KonMari.
Famosa não apenas pelo lançamento dos livros A Mágica da Organização e Isso Me Traz Alegria, sua popularidade apenas aumentou com a aparição na Netflix. De modo a apresentar casos reais de aplicação de suas técnicas.

| Leia também Filmes japoneses na Netflix: De animação a drama, tenha um pouco do Japão na sua casa

Portanto, se você já tentou de tudo para tornar seu lar um doce lar, mas nada adiantou. Que tal tentar o método Marie Kondo de organização? Você não tem nada a perder, além de muito acúmulo e bagunça. Então, siga com a leitura e conheça mais sobre essa prática rápida, simples e eficaz que mudará sua vida.

Método Marie Kondo de organização nos livros e na série
A partir do lançamento de seu primeiro livro, em 2011, o método Marie Kondo de organização iniciou sua disseminação em todo o mundo. Já que tem se mostrado uma técnica eficaz e simples essencial a quem é bom de organização e mesmo a quem não tem prática nenhuma.
Essa forma de manter a casa limpa e organizada funciona devido à mescla de:

Feng shui: técnica chinesa para a energização de ambientes e seres, por meio da disposição de móveis e objetos;
Filosofia oriental: pensamento que une teoria à prática, sempre com responsabilidade, disciplina e autoconhecimento. De maneira a ter tempo e energia bem gastos. Além de gerar como consequência um aprendizado;
Coaching inspiracional: metodologia de desenvolvimento pessoal que inspira a mudança de vida das pessoas.

A partir de então, Marie Kondo elaborou e expôs a técnica KonMari em seus livros A Mágica da Arrumação e Isso Traz Alegria. Unindo escrita a ilustrações, de forma a proporcionar um conhecimento tanto prático quanto teórico.
No entanto, não bastando suas duas obras, a autora mostrou sua metodologia na prática. Na série, da Netflix, Ordem na Casa com Marie Kondo. Provando a todos que não importa o caos, tudo é possível com disciplina e seguindo seus conselhos.

Os 6 passos para uma vida organizada

Embora a método KonMari de organização seja muito além de 6 passos, resolvemos simplificá-la. Visto que para muitos à aquela famosa frase “na teoria é tudo muito mais fácil”.
Logo iremos provar que basta ser disciplinado e seguir com um objetivo. Assim, você será capaz de finalizar a arrumação em apenas alguns dias ou semanas, basta ter vontade e foco!
Além disso, peça ajuda a sua família. Até porque nem tudo é seu, portanto todos devem fazer suas escolhas.

1. Mantenha apenas o que te faz feliz
A princípio, você deve ter em mente e aceitar que deve ficar apenas com o que te faz feliz. Ou seja, ao pegar cada objeto, se pergunte “isso me traz alegria?”.
Para isso, não importa o tempo que o item ficou escondido em algum cômodo ou largado em um ambiente. Lembre-se apenas que você deve julgar o que é importante a si. Pois, a partir da sua decisão, o objeto deixará de ser seu ou continuará.
Podendo ser parte de um acúmulo ou de uma organização.

2. Foque nas categorias e não nos cômodos
Sabemos muito bem que todos começam escolhendo um cômodo para então iniciar o processo de arrumação. Porém, se eu disser que você está errado, você vai aceitar e tentar de outro jeito?
Pois é, isso é o que diz nossa guru Marie Kondo, quando divide tudo em categorias de objetos. Essas que devem ser organizadas na seguinte sequência:

⦁ Roupas;
⦁ Livros;
⦁ Papel (deve ser separado em três seções: importantes, pendentes e de consulta diária);
⦁ Komono (palavra japonesa que significa “pequenos objetos”);
⦁ Objetos com valor sentimental.

Para todos os itens, é indicado tirar dos armários e/ou gavetas e colocar em cima de mesas ou camas, para uma boa visualização. Em seguida, segure cada objeto e se pergunte “isso me traz felicidade?”.
Caso sua resposta seja não, lembre-se de ser grato à peça. Isso porque devemos expressar gratidão a tudo que faz parte da nossa vida.

3. Livre-se do acúmulo e não os esconda
Dentre as dicas de Marie Kondo, caso haja algo não essencial que não tenha coragem de jogar ou doar, basta colocar na chamada “caixa de tesouros”. Contudo sugerimos que não coloque tudo nessa caixa.
O seu receio e insatisfação de se livrar de um objeto é compreensível. Até porque foram gastos não apenas alguns reais, mas também seu esforço e tempo para juntar dinheiro.
Mas lembre-se que para uma boa organização, muitas vezes, precisamos nos desfazer daquilo que não faz mais sentido ter nas nossas vidas. Dessa forma, estaremos abrindo caminho para novas possibilidades e um lar mais confortável.
Além disso, não estamos recomendando também que “guarde” esses itens nas casas de parentes e amigos. Pois, assim, você estará fazendo da casa deles uma desordem e não é o que queremos.

4. Não compre mais achando que é necessário
De acordo com o setor de Casa e Decoração, com a vinda da quarentena, os produtos de organização têm se tornado uns dos mais cobiçados. Havendo um aumento de 86%.
Isso se explica pelo isolamento social que torna o ato de decorar e organizar uma forma de melhorar as energias da alma e do ambiente.
Apesar disso, o consumismo não pode ser explicado pela necessidade de caixas organizadoras e mais espaço. Visto que mais objetos podem ser sinônimo de mais esconderijos e coisas para guardar.
Logo, uma recomendação para esses casos é: utilize o que você já tem. Pode ser caixas de papelão ou demais materiais. Basta usar a criatividade para decorar, usando tecidos, papéis ou demais materiais.

5. Guarde os objetos corretamente
Não é só se desfazer e colocar tudo de volta no lugar. Para toda boa organização, você deve saber guardar os itens corretamente. De modo que é aconselhado:

⦁ Deixar tudo bem visível, não empilhando os objetos. Dessa forma você será capaz de ver tudo o que precisará utilizar;
⦁ Manter objetos de mesma categoria em um mesmo local;
⦁ Utilizar caixas organizadoras e/ou separadores de gavetas, para que assim cada peça esteja no devido lugar;
⦁ Dobrar as roupas corretamente. Isso porque uma dobra correta pode ser essencial para obter mais espaço;
⦁ Caso possível, utilizar caixas transparentes.

Se entendeu, então pode começar de agora. Mãos à obra!
Embora tenhamos o sexto passo, até aqui já está perfeito para uma boa organização. Pois agora, basta manter tudo em ordem.

6. Mantenha a organização
Sabe aquilo de “tirou, depois guarda no lugar” que muitas mães dizem, isso é real e necessário. Visto que, de acordo com o método Marie Kondo de organização, você deve tratar tudo como se trata as pessoas.
Dessa maneira, você mostra gratidão por tudo o que tem. Aumentando sua duração e mantendo uma casa confortável e organizada. O que, consequentemente, renovará suas energias e sensação de prazer com o seu lar e seus objetos.
Além disso, não deixe de tirar tudo da bolsa ou mochila, todos os dias. Assim os estará mantendo limpos e arrumados, da mesma forma que sua casa.

| Saiba mais no canal do YouTube Marie Kondo

Então, o que achou dessas dicas? O melhor mesmo é começar agora e compartilhar esse artigo a outras pessoas. Logo, haverá mais gente satisfeita e feliz com o lar, todos os dias.

Comentários
Loading...