MENSAGEM: A todos da comunidade nikkei que enfrentam a pandemia do novo coronavírus

Embaixador Akira Yamada: “respeito aos imigrantes japoneses” (divulgação)

Gostaría de parabenizá-los pela publicação da “Edição Especial do dia da imigração” em comemoração aos 112º anos de imigração japonesa no Brasil.
Esse especial vínculo pessoal chamado sociedade nikkei no Brasil é um alicerce importante da estreita relação de amizade entre o Japão e o Brasil. Os imigrantes japoneses e seus descendentes passaram por dias difíceis após a imigração, mas conquistaram a confiança da sociedade brasileira e muito contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. Gostaria de renovar o meu respeito por este fato.
Atualmente, estamos enfrentando dificuldades sem precedentes devido ao novo coronavírus e sabemos que a comunidade nikkei também enfrentam dias de muitas aflições. No entanto, mesmo diante desta situação, a forma como a comunidade nikkei está enfrentando e superando essa provação em conjunto me encoraja grandemente.
Em primeiro lugar, os profissionais da área de saúde que atuam em hospitais nikkeis entre outros, estão na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus e contribuindo imensamente para a sociedade brasileira.
Além disso, a comunidade nikkei está assumindo a liderança ajudando um ao outro a superar as dificuldades que a pandemia do novo coronavírus trouxe à sociedade brasileira de várias maneiras. Um exemplo diso é o projeto “Água No Feijão” realizado em conjunto por várias associações nikkeis de São Paulo que visa oferecer marmitas às comunidades vulneráveis nas periferias.
Também, diante essa dificuldade em realizar eventos presenciais devido a pandemia, as associações nikkeis de todo o país têm trabalhado ativamente em iniciativas por meio de eventos onlines como seminarios, festivais japoneses e bonodôri. Eu mesmo fui convidado a participar em vários eventos online de forma ao vivo ou por meio de vídeos gravados e fiquei impressionado com o entusiasmo de todos.
O Jornal Nippak e o Nikkey Shimbun também desempenham um papel importante diante essa situação de crise por meio das comunicações impressas ou online, repassando informações relacionadas ao novo coronavirus para a comunidade nikkei.

Yamada destacou importância do Nippak e do Nikkey (divulgação)

Manifesto meu respeito a esses esforços em face das dificuldades. E, tanto o governo japones quanto eu, continuarei a cooperar com a comunidade nikkei e fortalecer ainda mais esse vínculo.
Se todos olharmos para frente, cooperarmos e apoiarmos um ao outro, tenho certeza de que podemos superar essa tribulação. Espero vê-los pessoalmente e compartilhar essa alegria em um futuro próximo. Vamos juntos continuar a fazer o nosso melhor.
Akira Yamada, embaixador do Japão no Brasil

Comentários
Loading...