MEMÓRIA: Evento online recorda os 75 anos do lançamento da bomba em Nagasaki

Carro alegórico da escola Águia relembrou a tragédia das bombas (divulgação)

“75 anos. Nagasaki. Carnaval. Prece pela Paz cantando Nagasaki no kane, do Brasil” é o tema do evento online que será realizado no próximo dia 26 de setembro pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros com apoio da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil e do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.
Haverá uma palestra, em japonês, com o ex-presidente do Kenjinkai de Nagasaki, Hiroshi Kawazoe. O evento pretende trazer uma reflexão sobre temas como a bomba atômica, a guerra e a paz. Este ano, Kawazoe participou do desfile da escola de samba “Águia de Ouro”, que levou para o Anhembi o enredo “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Fundada em 1976, a agremiação do bairro da Pompeia (zona Oeste de São Paulo) conquistou seu primeiro título de sua história ao contar a história da sabedoria, da Idade da Pedra até o futuro.
Dentre as 26 alas, a Águia apresentou um carro alegórico que relembrou a devastação causada pela bomba atômica jogada na cidade de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial, em uma referência ao fato de que o saber também pode ser usado para a destruição. O carro trazia uma representação da fumaça da bomba à frente, feita com palha de aço. Na parte de trás do carro alegórico foi montada uma estrutura que simulava um prédio em chamas, com fogo projetado em telas. Cerca de 120 componentes nikkeis, entre eles muitas personalidades – como o próprio ex-presidente Kawazoe – transmitiram uma forte mensagem sobre a utilização da sabedoria em prol da Paz Mundial, e não para o mal.

Data e hora: 26 de setembro (sábado), às 19h30
Língua: Japonês
Ferramenta usada: ZOOM
Prazo de inscrição: 23 de setembro (quarta-feira) No entanto, a aceitação terminará assim que a capacidade de 90 vagas for atingida.
Inscrição: https://forms.gle/sQKcZZC766GUtNNg9

Comentários
Loading...