Maringá FM homenageia imigração japonesa com programa especial

Programa vai apresentar músicas e depoimentos de autoridades (divulgação)

Nesta quinta-feira, 18, dia que a chegada do Kasato Maru no porto de Santos completa 112 anos, a Maringá FM, rádio líder de audiência em 108 cidades do interior do Paraná, com apoio de veículos de comunicação da comunidade japonesa no Brasil – entre os quais os jornais Nippak e Nikkey Shimbun – principais veículos de comunicação da mídia nikkei – irá transmitir um programa todo especial com músicas da cultura pop japonesa, fatos marcantes da história da imigração e depoimentos de importantes representantes da comunidade nipônica no País. Localizada no Noroeste do Paraná, Maringá tem uma das comunidades japonesas mais representativas do País.
A produção do programa está a cargo do produtor de eventos Takao Sato, responsável por grandes eventos que celebram a cultura japonesa no Brasil, como o Festival Nipo-brasileiro, em Maringá, e o Rio Matsuri, no Rio de Janeiro. “O mundo inteiro tem cerca de 3 milhões de nikkeis fora do Japão, e 2 milhões deles estão no Brasil — só em São Paulo, há 1 milhão. Podemos dizer que o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Nesse contexto, Maringá é um exemplo de preservação dessa cultura. Vamos celebrar tudo isso em um programa muito especial, que vai mesclar história, música e grandes personalidades”, conta Sato, que participará ao vivo do programa.
No Japão, a comunidade brasileira, que acaba de completar 30 anos, também é forte. Cerca de 200 mil brasileiros vivem hoje naquele país, principalmente nas províncias de Aichi, Shizuoka e Mie. “A ideia é estabelecer parcerias com entidades, influenciadores e veículos de comunicação do Japão que possam fazer a disseminação desse conteúdo entre os brasileiros que lá vivem, para fortalecer ainda mais esse rico intercâmbio cultural”, justifica o produtor.
Para a head de comunicação da Maringá FM, Jany Lima, contar a história da imigração japonesa no Brasil é celebrar a própria história de Maringá. “Os japoneses e seus descendentes contribuíram muito para o desenvolvimento de nossa cidade e representam uma parcela importante de nossa comunidade. Essa história deve ser sempre lembrada, e nós como o principal grupo de comunicação da cidade estamos retribuindo toda essa dedicação com essa homenagem”, diz Jany.

O embaixador do Japão, Akira Yamada (arquivo)

Programação – O programa vai ao ar às 20 horas do dia 18 de junho, quinta-feira, na frequência 97,1 FM, para Maringá e mais de 100 cidades da região. De qualquer lugar do mundo, o público poderá acompanhar o programa ao vivo pelo site da rádio www.maringafm.com.br e, depois, o conteúdo será transformado em um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming de música.
A programação terá músicas (j-pop, j-rock, j-music e anime songs), além de depoimentos de autoridades, como o embaixador do Japão, Akira Yamada; o cônsul geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi e o deputado federal Luiz Nishimori, serão apresentados mensagens de personalidades da comunidade nipo-brasileira, entre eles o presidente do Bunkyo-SP, Renato Ishikawa; do presidente da Japan House São Paulo, Eric Alexander Klug, do presidente da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá), Afonso Shiozaki, da cineasta Tizuka Yamasaki, do atual técnico da seleção brasileira de tênis de mesa feminino, Hugo Hoyama e da apresentadora Rosa Miyake, entre outros.

Comentários
Loading...