LIVE FESTIVAL DO JAPÃO: Organizada por jovens, Live FJ traz uma programação ‘diferente’ e lançamento do ‘Portal 47cultural’

Live acontece neste sábado e traz atrações para toda a família (divulgação)

A aguardada Live do Festival do Japão, que acontece neste sábado (7), a partir das 19 horas, pelo canal do Youtube (www.youtube.com/festivaldojapao), promete uma programação diferente e criativa, trazendo shows, atrações culturais, danças típicas, culinária, artes marciais, workshops e interatividade com sorteios e desafios, além da participação de influencers.
A live é resultado do trabalho do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – entidade que reúne 47 kenjinkais e que há 22 anos é responsável pela realização do maior evento da cultura japonesa no mundo – e de jovens líderes das associações de províncias – que fazem parte do recém-criado Departamento de Jovens do Kenren. Trata-se de um projeto considerado arrojado, original e inédito mundialmente, criado para a divulgação da cultura das províncias do Japão no Brasil, com inovação, tecnologia e amplo diálogo entre as gerações, privilegiando a mobilidade.
“Temos sempre a preocupação de criar valor, por isso estamos liderando, organizando simpósios, mostramos o que estamos pensando e desenvolvemos diversas ferramentas. Não se trata apenas de uma live, queremos promover inovação e fazer algo diferente, mas sempre preservando os nossos valores, que estão na programação”, afirma Toshio Ichikawa, presidente da Kenren.
Além da live, os jovens desenvolveram também o formato Online, que destaca a elaboração de um portal permanente para promover a cultura das 47 províncias do Japão (o 47cultural), como ponto de partida para uma viagem completa pela cultura japonesa. O Online fará a divulgação da cultura típica das 47 províncias do Japão, trazendo dicas de turismo, curiosidades, gastronomia e informações sobre as províncias, com conteúdo inédito e interessante.

Atrações – Com apresentação de Kendi Yamai e Claudia Nakazato, a programação terá: Eden Kai (cantor e compositor – Terrace House – Aloha State); lançamento de animação da Mauricio de Sousa Produções; lançamento do portal 47cultural; sumotoris Ricardo Sugano (Kaisei Ichiro) e Luciana Watanabe; imãs Hudz (Debora e Barbara); robôs sumotoris; taiko Wadan Taiko Ensemble & Yoohey Kaito; Joe Hirata e Enzo Zakimi; Karen Ito e Takeshi Nishimura; Yosakoi com os grupos Ryo Kochi Yosakoi e Yosakoi Team Sun; Moo-chan (influencer digital); Shamisen com Yuzo Akahori; performance de Shinsuke Nakamori do Grupo Kagura do Brasil; Akemi Matsuda (Embaixadora do Kawaii no Brasil).

O Grupo Wadan Taiko Ensemble é uma das atrações da live (divulgação)

Referência – “Criatividade é a palavra que representa bem o que eu vejo como diferencial desta Live do Festival do Japão. Espero que o público possa se divertir e sentir o empenho dedicado para montar uma programação um pouco diferente. Graças à união de diversos voluntários, estamos desenvolvendo novas formas de abordar atrações tradicionais dos eventos presenciais da comunidade nikkei. Acredito que muitas dessas inovações servem como referência para implementar mudanças de planejamento e execução em futuras edições presenciais de festivais”, explica Felipe Katayama, líder da comissão da Live.

Festival do Japão 2021 – Ao longo de um processo de 23 anos de muito esforço e dedicação, o Festival do Japão tornou-se um megaevento tradicional, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e do estado de São Paulo. Em 2020, estava tudo programado para   a 23ª edição, entretanto, devido à pandemia da Covid-19, o evento teve que ser adiado para o ano que vem (09, 10 e 11 de julho de   2021). Desta forma, os orgaizadores esperam preencher um pouco “desse vazio”, com muitas novidades, atrações, shows e a beleza da cultura japonesa.
“Vejo a Live do FJ como diferente das lives que estamos acostumados a ver. A diferença está no dinamismo e na riqueza de conteúdo a ser apresentado. A participação dos jovens foi   fundamental para geração de novas ideias e expansão de um segmento latente, pela força jovem no Kenren. É o renascimento do Kenren com novas ideias e valores”, resume José Taniguti, presidente da Comissão Executiva do Festival do Japão.

Os cantores Joe Hirata e Karen Ito também estarão na live do FJ (arquivo/Jornal Nippak)

Live do Festival do Japão
Data: 7 de novembro (sábado), a partir das 19 horas
www.youtube.com/festivaldojapao
www.instagram.com/festivaldojapao
www.facebook.com/festivaldojapao

Comentários
Loading...