LANÇAMENTO: ‘O Mundo Agradece! Coisas do Japão’ apresenta as inovações japonesas que revolucionaram o mundo

Conhecido por ser um país fortemente associado à tecnologia e por ser uma potência ecônomica mundial, o Japão também encanta o mundo por seus produtos e serviços inovadores. Do sistema koban de policiamento comunitário, à panela que gera eletricidade ou a agenda materno-infantil, passando pelo papel washi, o livro “O Mundo Agradece! Coisas do Japão” (R$ 40,00, 238 páginas), lançado pelo Jornal Nikkey Shimbun em dezembro do ano passado, apresenta 97 “coisas” que facilitam a vida, como o zíper e o vaso high-tech; “coisas” que proporcionam segurança e tranquilidade, como a agulha que não dói, a máquina de remoção de minas; além de “coisas” que transformaram a cultura culinária mundial, como o famoso macarrão instantâneo e o kanikama – o supreendente alimento “fake” – e “coisas que ajudam a sustentar a indústria mundial, comos os robôs e os parafusos que não enferrujam dentro dá agua.
Têm também coisas” que fascinam o mundo, como o walkman, a cultura anime e o bonsai; “coisas” que ajudam na infraestutura do mundo, coimo o sistema ferroviário, o trem-bala, a porca hardlck – “que acabou com a convicção de que a porca sempre fica frouxa” – e”coisas responsáveis pelo futuro do mundo, como os veículos com céluças de combustível, as fribras de nattô e a criação da atum em cativeiro.

Sistema Koban de policiamento comuntário foi implantado no Brasil (reprodução)

Posfácio – O secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Fujiyoshi Hirata, que assina o posfácio, explica que “ao olhar estas tecnologias, os produtos derivados das mesmas e os sistemas desenvolvidos que agora são utilizados corriqueiramente no Japão, fica a dúvida do quanto está sendo transferido para os países emergentes, quais são amplamente conhecidos e que benefícios práticos ou felicidades estariam proporcionando para os cidadãos desses países”. E continua: “É imprescindível a estreita cooperação entre os países que fornecem e implantam essa tecnologia. Estou convicto de que a tecnologia inovadora do Japão é simples de entender, e a publicação de um livro que reúne essas informações aprofundará a compreensão do Brasil em relação ao Japão, possibilitando uma relação de cooperação ainda mais próxima”.

Filosofia – Com o lançamento, o Nikkey Shimbun espera contribuir para que os leitores possam compreender a filosofia japonesa no design e criação de produtos, aprofundando seus conhecimentos sobre os produtos japoneses.
O livro está à venda nas livrarias Sol (11-3208-6588), Fonomag (11-3104-3399) e Takano (11-3209-3313).

Coisas do Japao p. 14 e 15 (reprodução)
Comentários
Loading...