Japão relança website em Senkakus em meio a uma disputa territorial com a China
18/12/2020 – 12:14:06 JST – TÓQUIO – O Japão relançou um site do governo nas Ilhas Senkaku na sexta-feira, na sequência da afirmação do Ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi da reivindicação de Pequim ao grupo de ilhas administradas pelo Japão no Mar da China Oriental, durante uma recente visita a Tóquio.

O site, que apresentou relatórios escritos por especialistas que coletaram e investigaram documentos de apoio à reivindicação territorial do Japão, será reorganizado como um banco de dados on-line com colunas e comentários de especialistas, assim como vídeos. Traduções em inglês também serão acrescentadas, disse o governo.
O site também cobre ilhotas controladas pela Coréia do Sul no Mar do Japão conhecidas como Takeshima no Japão e Dokdo na Coréia do Sul, e o conteúdo relacionado a elas também será atualizado em um futuro próximo, de acordo com o governo.
O relançamento do site vem depois que Wang reivindicou a soberania da China sobre o Senkakus, conhecido como Diaoyu na China, em um evento conjunto com a imprensa, após uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores japonês Toshimitsu Motegi em Tóquio, em novembro.
Motegi, no entanto, não refutou a reivindicação de Wang na época, provocando um recuo público no Japão.
A China tem enviado navios oficiais para águas territoriais japonesas perto do Senkakus, numa tentativa de minar a administração japonesa das ilhotas.
==Kyodo
