Japão melhora a previsão de crescimento econômico para o ano fiscal de 2021 para um recorde real de 4%

18/12/2020 – 10:55:12 JST – TÓQUIO – O governo japonês atualizou na sexta-feira sua previsão de crescimento econômico para o ano fiscal de 2021 para um recorde real de 4,0%, esperando que seu último pacote de estímulo ao coronavírus impulsionasse a economia de volta a um nível pré-pandêmico.

O Escritório do Gabinete atualizou a projeção para o ano, começando em abril, de 3,4% de crescimento na estimativa anterior, em julho. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Fundo Monetário Internacional prevêem que o Japão expandirá 2,3% em 2021 em uma estimativa divulgada no início deste mês e em outubro, respectivamente.

Se realizada, a expansão econômica para o próximo ano fiscal seria a maior desde que os dados se tornaram comparáveis no ano fiscal de 1995, disse um funcionário do governo em uma reunião de imprensa.

Os gastos públicos através da implementação do pacote de 73,6 trilhões de ienes (US$ 710 bilhões), que o Gabinete do Primeiro Ministro Yoshihide Suga aprovou na semana passada para ajudar os setores atingidos pelo vírus, “sustentará a economia e impulsionará a demanda privada, como os gastos de capital” no próximo ano fiscal, disse o funcionário.

O funcionário acrescentou que o produto interno bruto real anualizado do país no período de janeiro a março de 2022, o último trimestre do ano fiscal de 2021, seria quase o mesmo que os 549 trilhões de ienes registrados no período de outubro a dezembro de 2019, antes do surgimento do vírus.

Para o ano fiscal de 2020, o Escritório do Gabinete estimou que o PIB do Japão provavelmente encolherá 5,2%, o pior registro, disse o oficial, caiu de uma contração de 4,5% na estimativa de julho.

O funcionário citou a contração do PIB “maior do que o esperado” de um real anual de 29,2% no período de abril a junho sob o estado de emergência do governo, bem como um recente ressurgimento em casos de infecção por vírus, como uma das principais razões para a redução.

O governo projetou que o consumo privado, que representa mais da metade da economia japonesa, se expandisse 3,9% no ano fiscal de 2021, abaixo dos 4,1% de aumento previstos anteriormente. Estima-se que os gastos de capital aumentarão 2,9%, também abaixo da previsão anterior de 3,9% de crescimento.

Economistas do setor privado estimam que o PIB do Japão se expandirá no ano fiscal de 2021 para 3,42%, em média, na última pesquisa mensal do Centro de Pesquisa Econômica do Japão.

Em termos nominais, ou sem ajuste para a inflação, o governo prevê que a economia deverá crescer 4,4% para 559,5 trilhões de ienes, valorizado em relação à previsão de julho de uma expansão de 3,5%.

A projeção será usada como base para as estimativas de receita tributária do governo ao compilar seu projeto de orçamento para o próximo ano fiscal. O Gabinete aprovará na segunda-feira o plano de orçamento, que deve chegar a cerca de 106,61 trilhões de ienes, de acordo com fontes governamentais.

==Kyodo

Comentários
Loading...