JAPÃO CONTEMPORÂNEO: Projeto #jhsponline prossegue até 1º de maio nas redes sociais

Emiko Miji ensina, por vídeo, como montar uma ikebana em casa

A Japan House São Paulo segue apresentando semanalmente em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE como forma de reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo para os apaixonados pela cultura nipônica. A programação especial é apresentada por meio do Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, com diferentes conteúdos e temas que abordam tradições, dicas, curiosidades e atividades para entreter e informar online.
Entre os diversos assuntos e atividades programados para este período estão um passo a passo para aprender diferentes usos da técnica milenar japonesa do Furoshiki (amarração com tecido quadrado utilizando apenas nós) e também de Origami (arte secular japonesa de dobrar papel criando a imagem de seres ou objetos). Seguindo o tom dos conhecimentos manuais, a arte da ikebana (arranjo floral japonês), é ensinada em vídeo por Emiko Miji, da Associação de Ikebana do Brasil.
O segundo episódio de postagens sobre filosofias japonesas tem como tema o wabi sabi, que reforça a existência do belo em todas as coisas, concretas ou não, impermanentes e incompletas, e da importância de se aceitar e contemplar o processo delas. Retratando aspectos de cerimônias importantes no Japão, a do chá ganha espaço por meio de um vídeo com a ceramista Hideko Honma, ensinando as diferenças entre Yunomi, Chawan e Xícara Ocidental. Em outro momento, o hashi (ou talheres japoneses) que é um conhecido utensílio presente durante as refeições, ganha ilustrações que explicam como ser utilizado, entre outras curiosidades.
A novidade da nova fase está no JHSP recomenda, série especial semanal em que os colaboradores da instituição dão dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa. Seguem na programação toda quinta-feira o #tbt de uma das exposições mais pedidas pelos seguidores e os resgates do podcast da Japan House São Paulo, desta vez o terceiro episódio traz para o público uma análise do livro “Querida Konbini”, de Sayaka Murata, considerado um retrato realista e satírico da sociedade contemporânea e sua obsessão com a normalidade, o trabalho e o sexo.

Vídeo mostra passa a passo a arte do origami

Confira a programação da #JHSPONLINE para o período:

Segunda-feira (20/4)

Furoshiki
Passo a passo de mais uma nova forma amarração de tecidos quadrados, utilizando apenas nós, além de apresentação de curiosidades sobre esta técnica milenar japonesa.

Terça-feira (21/4)

Filosofias Japonesas: wabi sabi
Este é o segundo tema desta série de postagens sobre principais conceitos que guiam a sociedade japonesa. O wabi sabi tem como ponto de partida a beleza nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas, sendo uma das concepções nipônicas mais conhecidas. O termo inspira que é possível encontrar beleza em tudo, mesmo nas coisas imperfeitas, incluindo o próprio ser. É um exercício tanto de assimilação da irregularidade e impermanência daquilo que é externo, quanto de autoconhecimento e aceitação.

Quarta-feira (22/4)

A diferença entre Yunomi, Chawan e Xícara Ocidental, com Hideko Honma
A ceramista Hideko Honma, explica em vídeo a diferença entre os diferentes utensílios para tomar chá na tradicional cerimônia.

Quinta-feira (23/4)

#TBT
Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

Sexta-feira (24/4)

Hashi: Como usar
Por meio de ilustrações será explicado como se usa o hashi, além de curiosidades sobre este utensílio.

Sábado (25/4)

JHSP recomenda
Nova série em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

Segunda-feira (27/4)

Origami
Um vídeo com passo a passo ensina a arte de fazer Origami.

Terça-feira (28/4)

Sayaka Murata: Episódio 3 do podcast
Dia de resgate do terceiro episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta primeira temporada aborda a literatura japonesa. A conversa é em torno do livro “Querida Konbini”, de Sayaka Murata.

Quarta-feira (29/4)

Ikebana: Como montar um arranjo em casa, com Emiko Miji
Emiko Miji, da Associação Brasileira de Ikebana ensina por meio de vídeo como montar a uma ikebana (arte do arranjo floral) em casa.

Quinta-feira (30/4)

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

Sexta-feira (1º/5)

JHSP recomenda
Nova série em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: www.japanhouse.jp/saopaulo
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

A sede do centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).

Comentários
Loading...