Japan House São Paulo conquista a certificação LEED na categoria Platinum

(Divulgação)

A Japan House São Paulo acaba de conquistar a Certificação LEED EB O&M (Leadership in Energy and Environmental Design – Existing Buildings – Operation and Maintenance) na categoria Platinum, o mais alto nível de reconhecimento do programa LEED. Destinada a avaliar questões de uso e manutenção dos edifícios, a certificação reconhece construções que trabalham a gestão de resíduos, o conforto dos usuários, a promoção de transporte alternativo e otimizam o consumo de energia e água, resultando em menor agressão ao meio ambiente.
Com projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, a instituição com 2.500m2, se inscreveu no sistema Operation & Maintenance, destinado a empreendimentos já existentes. A edificação foi submetida a análise de sete categorias: Localização e Transporte; Espaço Sustentável; Eficiência do uso da água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; e Inovação.
Cada uma dessas áreas possui pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) os quais, a medida em que são atendidos, garantem pontos adicionais à edificação. Somados aos créditos, os indicadores de desempenho nas sete categorias definem o nível da certificação. Com base nestes critérios, a Japan House São Paulo foi certificada no nível Platinum, o mais alto reconhecimento.

Projeto é do arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos (divulgação)

Para obtenção da Certificação LEED EB O&M, a instituição contou com a consultoria da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), que acompanhou o projeto desde junho de 2019, por meio do monitoramento mensal dos indicadores, realização de auditoria de energia e intermediação do processo junto ao órgão certificador. Outro parceiro importante foi a Mitsubishi Electric do Brasil, que atuou na consultoria de eficiência energética necessária para obtenção da certificação, maximizando a performance dos produtos Mitsubishi Electric instalados tais como sistema de ar condicionado e sistema de automação predial.
A LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), que estão de acordo com os critérios de racionalização de recursos como energia, água, entre outros. Utilizada em mais de 160 países, busca incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edi­ficações, sempre com foco na sustentabilidade.

Comentários
Loading...