JAPAN HOUSE SÃO PAULO: Confira a programação do projeto #jhsponline

O projeto #jhsponline da Japan House São Paulo segue repleto de atividades culturais e interativas em sua programação diária compartilhando conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio   das redes sociais da instituição. A programação destaca artes, gastronomia, costumes e esporte.
Confira abaixo a programação completa entre 10 e 21 de agosto:

13 de agosto – Quinta-feira
Budō – Aikidō com Taiyo Aikidō Dojo, do grupo Aikidō Kawai Shihan
No Japão, o conceito do Budō fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. Mestres dos esportes apresentados na exposição “Dō: a caminho da virtude” a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

14 de agosto – Sexta-feira

Wasabi root for sale in a typical japanese market

Wasabi com Mari Hirata
Em uma série de três vídeos, a chef, professora de cozinha e pesquisadora Mari Hirata tratará do wasabi, ingrediente muito popular na culinária japonesa. Vivendo no Japão há muitos anos, para o primeiro vídeo, Hirata mostrará brevemente como é feita a compra dessa planta e as variedades disponíveis no mercado local.

17 de agosto – Segunda-feira
Encadernação japonesa – Yamato toji
Em seu segundo vídeo para o #JHSPOnline, a especialista em encadernação, Estela Vilela, apresentará dessa vez a técnica yamato toji, conhecida estrutura de encadernação japonesa que possui quatro furos e os cadernos são costurados, sem a utilização de cola, pelos seus dorsos.

18 de agosto – Terça-feira
Yukata – vestimenta de verão japonesa
Agosto no Japão é marcado por muitos festivais de verão. As pessoas saem às ruas e reúnem-se em clima de celebração. Uma vestimenta tradicional que ainda hoje pode ser vista pelas ruas nesses momentos especiais é o yukata, semelhante a um quimono, é um traje casual associado a esse período. Priscila Miki Satake – artesã têxtil especializada em tingimento natural, costura artesanal de quimonos e técnicas artesanais do Japão – apresentará o yukata, os elementos que o compõem e o modo de vesti-lo. A artesã é ex-bolsista JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Conversa com o Educativo, às 16h
“Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição”
No dia 18/08, acontece um encontro sob tema ‘’Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição’’, que aborda os trabalhos do artista Kohei Nawa, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2017, com a exposição “Espuma’’. Neste dia, será discutida a relação entre interdisciplinaridade, o aspecto colaborativo e o diálogo entre recursos tecnológicos e a tradição japonesa.

19 de agosto – Quarta-feira
Gastronomia – Ginger Hot Latte
Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPOnline. Para o último post dessa série, a receita de Ginger Hot Latte, uma bebida quente que se destaca o gengibre, ingrediente muito utilizado na culinária japonesa. Receita de Kyoko Tsukamoto.

20 de agosto, às 19h – Quinta-feira, no Instagram
Conversas JHSP: Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e Arnaldo Lorençato  
Neste Conversas JHSP, Natasha Barzaghi Geenen conversa com o jornalista e crítico de gastronomia Arnaldo Lorençato sobre as peculiaridades da gastronomia nipônica. Arnaldo, que esteve recentemente no Japão, conta sobre suas descobertas e percepções deste universo tão único que é alimentação japonesa. Editor da revista Veja S.Paulo, o jornalista já realizou mais de 15 mil avaliações em 28 anos de experiência. É autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo.

21 de agosto – Sexta-feira
Wasabi com Mari Hirata
Em uma série de três vídeos, a chef, professora de cozinha e pesquisadora Mari Hirata tratará do wasabi, ingrediente muito popular na culinária japonesa. Nesse segundo conteúdo, as diferenças de wasabi disponíveis para consumo serão abordados. Fresco, em pasta e em pó são algumas variedades e podem ter alteração de sabor a depender dos ingredientes adicionados. Saiba mais no vídeo feito especialmente para #JHSPONLINE.

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: www.japanhouse.jp/saopaulo
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Comentários
Loading...