Ipelândia Home celebra aniversário de três centenários

Ipelândia Home reuniu, pela primeira vez, três centenários (divulgação)

Em outubro, o residente da Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home), unidade da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social, Ryukichi Horikawa, completou 100 anos. Além dele, a instituição contava com outros dois residentes centenários: Fumiko Kanamura, de 103 anos – que veio a falecer no dia 15 de outubro – e   Masateru Horigoshi, de 102. Foi a primeira vez que a Ipelândia Home conseguiu reunir três residentes centenários juntos desde que a entidade foi fundada. Para celebrar, foi realizado uma festa comemorativa no dia 2 de outubro.
No período da manhã, foi realizado a festa de 100 anos de Ryukichi Horikawa, completados no dia anterior, e no parte da tarde, foi a festa dos 3 centenários, que contou com a presença do presidente da Comissão Administrativa de Ipelândia Home, Takatsugu Fujimura, e do secretário-geral da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Marcelino Takehiro Maezono (representando o diretor presidente da Enkyo, Akeo Uehara Yogui)
Na ocasião, foi ofertado um almoço especial em forma de bentô ao estilo japonês com um prato principal servido o peixe pargo (tai) que na tradição japonesa, de “omedetai” se dá em toda celebração, comemoração. Foi realizada a cerimônia de entrega da cartão de felicitações pela Casa, a entrega da carta de Akeo Yogui aos três pelos 2 diretores presentes, cantado o tradicional “Parabéns”. E em seguida foi cortado o bolo personalizado.

Um breve “raio x” dos três centenários

Ryukichi Horikawa, nascido em Hiroshima em 1º de outubro de 1920, chegou ao Brasil em 5 de dezembro de 1928 (Ano 3 da Era Showa), com 8 anos acompanhado de seus pais. Em setembro de 2015 ingressou à Casa de Repouso. Logo depois de sua entrada, como hobby, fez ilustrações de várias áreas de Ipelândia.

Fumiko Kanamura, nascida em Hokkaido no dia 8 de maio de 1917. Chegou ao Brasil em 19 de março de 1933, com 16 anos. Em julho de 2011 ingressou em Ipelândia Home. É meiga e querida por todos os funcionários. Faleceu no último dia 15 de outubro.

Masateru Horigoshi, nascido em Nagasaki no dia 14 de julho de 1918. Chegou ao Brasil em 14 de outubro de 1931, com 13 anos. Em novembro de 2017 ingressou à Casa de Repouso. É frequentador da Igreja Nikkyoji

Comentários
Loading...