IMIGRAÇÃO JAPONESA: Grupo Parlamentar Brasil-Japão realiza sessão virtual nesta quinta

(Câmara dos Deputados)

Nesta quinta-feira, 18, às 9h (horário de Brasília), o Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados realiza sua primeira Sessão Solene Virtual em Homenagem aos 112 Anos da Imigração Japonesa. A sessão é realizada todos os anos por solicitação do presidente do Grupo, deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR), mas excepcionalmente este ano, devido a situação emergencial e de pandemia em que o país se encontra os parlamentares decidiram realizar a Sessão virtual, para comemorar este laço tão importante na trajetória dos dois países.
Além dos 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2020 são celebrados também os 30 anos da ida dos brasileiros para o Japão e os 125 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão.
Há mais de um século, a relação de fraternidade entre Brasil e Japão é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de ambas as nações no cenário mundial. Desde 1908, quando o navio Kasatu Maru atracou no porto de Santos trazendo só primeiros 781 imigrantes japoneses, até os dias de hoje, a cultura e o estilo de vida japonês influenciam muitos segmentos da sociedade brasileira, a produção agrícola, a disciplina milenar, o desenvolvimento tecnológico e a culinária são alguns deles. Formou-se no Brasil a maior comunidade japonesa fora do Japão.
Já os brasileiros iniciaram o processo migratório para o Japão na década de 1990 em busca de condições mais atrativas e, por lá, as grandes empresas multinacionais ofereciam vagas operacionais em suas fábricas com salários muito acima dos praticados no Brasil na mesma época. Essa oferta de emprego era o sonho de muitas famílias em busca de conquistar a independência financeira.
Em 5 de novembro de 1895, Arasuke Sone, ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação em Paris, iniciando assim as relações diplomáticas entre os dois países.
Desde então o Japão têm sido um grande parceiro do Brasil e têm colaborado economicamente em diversos setores, como na agricultura e em infraestrutura. Projetos nacionais de grande porte foram promovidos em conjunto, como a siderúrgica de Usiminas (MG), a Cenibra de celulose (MG), o estaleiro Ishibras (RJ), o Projeto Alumínio da Amazônia (PA), o projeto de desenvolvimento dos cerrados Prodecer, entre outros. Os projetos fortalecem ainda mais o intercâmbio econômico e a relação de grande amizade entre as duas nações.
Diante desta longa trajetória de diplomacia e amizade o Grupo Parlamentar Brasil-Japão irá realizar a Sessão Solene Virtual em Homenagem a estes laços de amizade. O lançamento do vídeo acontece nesta quinta-feira, 18, às 9h, nas páginas do Facebook e Instagram do Grupo Parlamentar Brasil-Japão (acompanhe no Facebook: Grupo Parlamentar Brasil Japão, Instagram: @grupoparlamentarbrasiljapão).

Navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil: 112 anos de história (reprodução)

Participações – O evento contará com a participação do vice-primeiro ministro do Japão, Taro Aso, e do deputado Takeo Kawamura; do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia e do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, de parlamentares, entidades da comunidade nipo-brasileira e de cantores nipo-brasileiros que são referência tanto no Brasil quanto no Japão, Joe: Hirata, Francine Missaka, Márcia e Carlos Toshiki.

Comentários
Loading...