HOMENAGEM: Empresário Walter Toshio Saito é condecorado com a Ordem do Rio Branco

Toshio Saito: “Este prêmio não é só meu” (arquivo/Jiro Mochizuki)

O empresário brasileiro e conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Japão, Walter Toshio Saito, foi condecorado com a Ordem de Rio Branco, no grau de comendador, pelo presidente Jair Bolsonaro. O decreto foi publicado no último dia 14 no Diário Oficial da União.
Ao Jornal Nippak, Walter Toshio Saito disse que “esta honraria representa muito para mim”. “É algo muito gratificante ser reconhecido pelo pouco que nós fizemos até aqui no Japão”, disse ele, explicando que a homenagem não mudará sua conduta.
“Nós temos sempre que fazer algo positvo, mas sem cobrança e sem esperar nada em troca porque o que você faz para o bem tem que fazer de coração. Acho que o segredo está ai: você fazer as coisas por gosto”, disse, acrescentando que “o mais importante é destacar que essa honraria não pertence só a mim”.
.”Esse reconhecimento pertence a várias pessoas: à minha família, às pessoas que participaram da minha infância no Brasil, aos professores… Porque para você alcançar tudo isso, você tem que ter um alicerce, sem o alicerce não tem construção. Então, na realidade, esse prêmio não é só meu. Compartilho com todas as pessoas que direta ou indiretamente participaram da minha vida até hoje”, disse Toshio, que nasceu em Boa Terra (PR), gradou-se em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina e em 1990 foi para o Japão trabalhar como dekassegui. Hoje,. é conhecido no país como o “Rei da Cebolinha”.

Comentários
Loading...