Hatiro Shimomoto faz doação de boneco e documentos para o acervo do MHIJB

Lidia Yamashita (presidente da Comissão de Administração do Museu), Shimomoto e Jorge Yamashita (Aldo Shiguti)

No último dia 1º, o empresário Hatiro Shimomoto doou para o acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, boneco recebido do reitor Bontem Shibata da Universidade de Kokushikan, toda a documentação registrando as tratativas para a instalação da filial da Universidade japonesa no país, no início da década de 80, bem como o Protocolo de Declaração de Estados Irmãos entre a Província de Mie e o Estado de São Paulo, firmado em 1973. A entrega foi feita no terceiro andar do Edifício do Bunkyo, no bairro da Liberdade, para a presidente da Comissão de Administração do MHIJB, Lídia Yamashita, e o vice-presidente do Bunkyo – entidade que administra o Museu – Jorge Yamashita.
Sobre o Protocolo de Declaração de Estados Irmãos entre a Província de Mie e o Estado de São Paulo, assinado em 1973 pelos então governadores Laudo Natel e Ryozo Tagawa, o tratado completa em 2020 seu 47º aniversário. Em 2019, por ocasião da passagem dos 46 anos de irmandade, Shimomoto doou o documento histórico da celebração do acordo. Então coordenador dos Estados Irmãos, Shimomoto disse que haviam   apenas quatro originais do dossiê. “Um estava com o ex-governador Laudo Natel, outro ficou com o governador de Mie Ryozo Tagawa, outra pasta ficou com o ex-deputado Etsuo Kuwana, que representou Mie e por São Paulo eu recebi a pasta, que doei ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil”, explicou o “sempre deputado” – como Hatiro Shimomoto é carinhosamente chamado.
“Estava comigo, mas não é um documento particular, pois trata-se de um acordo entre estados e nada mais justo que ficar com o Bunkyo, nossa principal entidade representativa”, disse Shimomoto. Quanto ao boneco – símbolo da universidade japonesa –, Hatiro Shimomoto explica que foi um presente que ganhou em 1985 do então reitor da Universidade de Kokushikan, Bontem Shibata.

Boneco que Hatiro Shimomoto ganhou do então reitor Shibata

Junto, ele entregou toda a documentação com as tratativas para implantar a filial do Kokushikan no Brasil.
“Trata-se de um registro muito importante e que poucas pessoas devem conhecer. Vamos providenciar um lugar no acervo do Museu para conservar documentos tão importantes da nossa história”, disse Lidia, destacando que todo o material doado ficará à disposição no terceiro andar para pesquisa.

Cronograma para a instalação da Universidade Kokushikan no Brasil

Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque

Hatiro Shimomoto deu início às tratativas do projeto da vinda do Kokushikan para instalar a filial brasileira, em trabalho conjunto com o Governador do Estado de São Paulo à época, Paulo Maluf (1979 ~ 1982), intermediando vários contatos entre o Governo do Estado de São Paulo e a Universidade Kokushikan no Japão.
Por ocasião da inauguração da filial brasileira da Kokushikan do Brasil em 1985, a comitiva da Universidade Kokushikan do Japão, entregou uma espada genuinamente japonesa ao Governador Paulo Maluf, que por sua vez, escolheu a residência de Hatiro Shimomoto, por ter sido o autor e grande colaborador para a vinda da filial brasileira.
O Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, no município de São Roque, foi doado ao Bunkyo em 1997, tem 23 alqueires (parte dessa área coberta de mata).
Entre as instalações, destacam-se: um ginásio esportivo, campo de mallet golf, quadras de tênis e cerca de 400 pés de cerejeiras.
Além de receber grupos de treinamentos e campeonatos, anualmente realiza-se a Festa das Cerejeiras Bunkyos em conjunto com as entidades nipo-brasileiras da região.

29 / abril / 1981
Carta do Sr. Bontem Shibata dirigido ao Governador Paulo Maluf, informando que tomou conhecimento através de Hatiro Shimomoto, sobre a viagem da comitiva e estendeu o convite para visitar a Universidade Kokushikan, vislumbrando estreitar ainda mais os laços de amizade Brasil-Japão.

25 / setembro / 1981
Carta do Reitor Bontem Shibata para Hatiro Shimomoto, agradecendo pela acolhida quando esteve em visita ao Brasil, bem como, pela indicação para condecorá-lo com a Comenda da Ordem do Ipiranga no Grau de Grã-Cruz.
Por ocasião dessa visita, Hatiro Shimomoto recebeu de presente, pelas mãos do Sr. Masayuki Fukumoto, atual diretor geral da Fundação Escolar Kokushikan do Japão, um boneco símbolo da Universidade, devidamente acomodada em uma redoma de vidro com o nome do Reitor Bontem Shibata em madeira pirografada.

Novembro / 1981
Por ocasião da viagem ao Japão em missão oficial, como membro da comitiva oficial, realizou a visita à Universidade Kokushikan junto com o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Maluf, quando condecorou o Sr. Bontem Shibata, com a Ordem do Ipiranga em Grau de Grande Oficial.

Abril / 1984
O reitor Bontem Shibata é substituído pelo Profº Shigueyuki Shimizu, com quem continua as tratativas iniciadas com o seu antecessor.

20 / março / 1986
Assinado o Decreto autorizando o funcionamento da filial da Fundação Escolar Kokushikan no Brasil, sendo diretores responsáveis da filial brasileira, os Srs. Ademar Koga e Iwao Sudo.

24 / março / 1986
Carta de Hatiro Shimomoto ao Sr. Tokubumi Shibata, do Deptº Internacional da Universidade Kokushikan, comunicando sobre o Decreto que autoriza o funcionamento da filial da Kokushikan no Brasil, cuja publicação deu-se no Diário Oficial de 20/3/1986.

5 / abril 1986
Carta do Reitor Shigueyuki Shimizu, manifestando a grande satisfação por viabilizar o funcionamento da filial da Kokushikan no Brasil, agradecendo pelo empenho de Hatiro Shimomoto em concretizar o projeto.

10 / abril 2017
Em recente viagem ao Japão (5 a 24 de abril), entre outras atividades, Hatiro e Tieko Shimomoto visitou a Universidade Kokushikan, quando foram recebidos pelo Reitor da Universidade Kokushikan, Sr. Keiichi Satoh, Vice Reitor Tokubumi Shibata e Diretor Seiichirou Asano, Diretor Geral da Escola Kokushikan, Sr. Masayuki Fukumoto e também pelo Sr. Yoshihiro Kumamoto, oportunidade em que puderam relembrar os fatos marcantes, seja em diálogo agradável, como pelas fotografias cuidadosamente guardadas em álbuns.
Para registrar esse momento marcante, recebeu de presente, uma placa de papel (Shikishi) com a filosofia da Universidade escrita em japonês pelo fundador Tokujiro Shibata, bem como, o jornal da Universidade Kokushikan do Japão, onde está registrada a visita do Governador Paulo Maluf e Hatiro Shimomoto no ano de 1981.

Comentários
Loading...