HATIRO SHIMOMOTO: Crise na saúde

Tudo passa!   Já vivenciamos muitas crises, inclusive no Brasil com pacotes econômicos, gripes de todas as naturezas como a suína, aviária, entre outras, a mais recente, a da febre amarela, Aedes Aegypti e temos superado todas, não tendo uma preocupação maior. Agora é o dito coronavírus, este de abrangência mundial. Temos outras piores?
Chega uma fase em que nós precisamos pedir calma, tranquilidade e fazer muitas orações.   Somente desta forma, podemos enfrentar esta situação, lembrando que nada é eterno, tudo é passageiro – por esta razão, pensemos como se fosse fazer um ‘retiro espiritual’.
O retiro espiritual é um seminário religioso, onde as pessoas procuram orientações para obterem maior qualidade de vida e melhorar o seu destino.
É nesses ambientes que as pessoas vão percebendo que a raiva, desespero, pânico e discussão nada resolvem, pois devem concentrar o pensamento em Deus, nosso Criador e Ente Supremo e àqueles que podem nos orientar e ouvir com calma, para chegarmos à uma conclusão.
Devemos aproveitar esses momentos para ler bons livros e escrever de um modo a perceber que havia a necessidade de ficarmos tranquilos e calmos para enxergar novos horizontes e assim fazer com que a situação comece a mudar.
Estou aproveitando estas 2 semanas de março de 2020, para escrever sobre vários assuntos para colocar em dia e estou lendo um livro – de 197 páginas – sobre a vida do Tenente Onoda que combateu na 2ª Guerra Mundial e permaneceu por 29 anos, sem rendição, no meio da selva na Ilha de Lubang nas Filipinas.
Veremos que da discussão nasce a luz, da ignorância nasce a ciência, vamos raciocinando, percebendo e enxergando aquilo que estava certo ou errado e continuaremos a caminhada de sucesso.
Vejam que vários países que antes não se conversavam, pois viviam em conflitos ideológicos, econômicos – interesse de grupos, lutas passadas, voltaram a se entender.  Países comunistas e outros, sem olhar a ideologia, estão se ajudando, isto é solidariedade, um ato que nasceu da crise e na crise sempre tem alguma forma de surgir coisas melhores.
No Brasil, cujo povo já é conhecido por ser solidário, está estendendo a mão aos mais necessitados, principalmente trazendo compras aos idosos para que eles não saiam de casa.
Nada acontece por acaso e não cabe a nós questionarmos a razão dessa crise na saúde e que trouxe intranquilidade para o mundo todo, mas agora é a oportunidade para nos harmonizarmos – vamos superar esta crise com otimismo e esperança, pelo futuro do Brasil.

Hatiro Shimomoto é coordenador do Movimento Politico Nikkei

*Hatiro Shimomoto foi deputado estadual por seis mandatos e atualmente é o Coordenador do Movimento Político Nikkei

Comentários
Loading...