Hábitos saudáveis dos japoneses: Conheça os segredos do Japão para uma vida saudável e feliz

Você já parou para pensar qual é o seu conceito de saúde? Em modo geral, ter saúde é manter um equilíbrio entre o meio externo e o organismo para que seu corpo funcione corretamente, por isso separamos alguns hábitos saudáveis dos japoneses.
A escolha por esses costumes se deu devido à população ser símbolo da longevidade e qualidade de vida. De modo que mais de um quarto da população é composta por idosos. Na sua maioria, saudáveis e felizes.
O segredo dos hábitos saudáveis japoneses você pode conferir aqui e tentar adicionar ao seu modo de vida. Assim você estará descobrindo o método mais fácil para se manter feliz e saudável sem cortar nada da sua rotina.

Hábitos saudáveis dos japoneses: Alimentação é a palavra chave
Quando relacionamos qualidade de vida aos hábitos saudáveis japoneses, não há quem não pense na alimentação. Isso porque a maioria dos japoneses são magros. Porém, lembre-se, magreza nem sempre é sinônimo de saúde. Assim como estar acima do peso não é o mesmo que estar doente.
A razão pela qual a alimentação no Japão proporcionar mais saúde e felicidade na população se deve a:
Preparação dos alimentos: realizada com pouco óleo e, em sua maioria, à vapor. De modo a evitar a perda dos nutrientes. Além disso, tudo é preparado com o intuito de fornecer uma boa estética. Visto que a aparência, sabor e leveza são tudo em um prato;
Café da manhã é semelhante a uma refeição principal: ou seja, a alimentação da manhã deve ser tão rica quanto da tarde ou da noite. Uma vez que é importante para que seu dia desenvolva bem, no entanto coma equilibradamente;
Cada alimento em um prato diferente: os japoneses disponibilizam, na mesa, diversos pratos com uma variedade de alimentos. Isso porque não é necessário encher o próprio prato. Comendo um pouco de tudo, você terá noção de que comeu o suficiente;
Hara hachi bunme (comer até estar 80% cheio): além disso, acreditam que o ideal é nunca comer até se encher. Apenas o suficiente para se manter disposto e saciado. Aguarde 20 minutos para perceber que não precisa comer mais;
Beber chá verde após as refeições: auxilia na boa digestão dos alimentos e evita dor de barriga;
Comer frutas como sobremesa: em muitas mesas brasileiras, o comum é ver doces gelados após a refeição. Contudo, no Japão, os japoneses têm o hábito de comer frutas todos os dias após as refeições. Pois assim estará suprindo todas as necessidades diárias do organismo.

Outros costumes a serem seguidos em busca de saúde e felicidade
Além disso, como sabemos que nossa saúde física e mental não depende apenas de uma boa alimentação. Há outros hábitos saudáveis dos japoneses que podemos tentar seguir. Alguns desses já praticados e aconselhados em muitos países ocidentais.

| Leia também Do alho ao salmão, listamos 10 alimentos que ajudam a aumentar sua imunidade

1. Comer com prazer
Quando falamos em comer com prazer, aos ocidentais, é muito associado ao fato de degustar doces e salgados. Além de outras guloseimas incomuns ao dia a dia que nos trazem uma sensação de bem-estar.
Apesar disso, no Japão, toda comida deve ser saboreada com prazer. Independentemente do tipo a ser servido. Já que, assim, você estará saciando a sua fome, comendo pouco, e aumentando sua sensação de felicidade e prazer.
Assim, é errado sentir culpa ao ter prazer por comer. Uma vez que todos os alimentos devem ser atraentes e saborosos ao seu paladar.
Dessa forma, será impossível relacionar o ato de comer com prazer ao fato de engordar.

2. Exercícios matinais
Conhecido por radio taiso, os exercícios matinais dos japoneses são acompanhados por ritmo suave e música leve. Esse tipo de hábito é inserido na vida dos cidadãos ainda na fase escolar. De forma que é quase impossível alguém do Japão não conhecer os movimentos e a melodia.
Esse hábito diário auxilio no bom desenvolvimento do seu dia e da sua saúde. Pois melhora o bem-estar, relaxa os músculos, melhora a circulação do sangue e torna uma equipe mais unida e cooperativa.


3. Viver o momento presente
O viver o momento presente é algo pregado constantemente na terapia reiki do Japão, por meio da expressão kyo dake wa (significado em português: só por hoje).
Isso porque, muitas vezes, vivemos tão preocupados com o que passou ou com o que virá, que não percebemos que nosso presente pode se tornar nossa futura preocupação do passado. Sendo assim, por que não viver o agora antes de nos arrependermos do que passou?
Para isso, muitos indivíduos procuram realizar o chamado mindfulness. Ou seja, um estado meditativo em que você não precisa parar o que está fazendo para meditar. Basta estar presente e prestar atenção em cada movimento e cada ação e elemento que há ao seu redor.
Desse modo, você não sentirá que está desperdiçando o seu tempo e estará cuidando da sua saúde mental, limpando sua mente de preocupações desnecessárias.

4. Refletir sempre
Resumido pela palavra hansei (traduzido para o português como autocontrole ou reflexão), refletir sempre deve ser feito diariamente. Mesmo quando a gente acha que não há o que refletir.
A reflexão nos permite ver em várias perspectivas os acontecimentos, facilitando o reconhecimento de nossos erros e acertos. De maneira que nos faz melhorar um pouco de nós, todos os dias.
Sendo assim, reconhecer os próprios erros não é um ato para se culpar. Mas sim para se conhecer melhor e se tornar uma pessoa cada vez melhor.

5. Usar bicicleta como meio de transporte
No Japão, o andar de bicicleta se tornou um estilo de vida. Sendo comum observar pessoas de qualquer idade, gênero e posição social usando esse elemento como meio de transporte.
Isso acontece porque, além de ser excelente ao meio ambiente, é mais conveniente. Uma vez que evita congestionamento, dificuldade para encontrar estacionamento e superlotação em trens, ônibus e metrôs.
Além disso, começar o dia pedalando faz um bem à sua saúde física e mental. Já que:
⦁ Reduz colesterol;
⦁ Aumenta resistência;
⦁ Auxilia no emagrecimento;
⦁ Melhora circulação sanguínea;
⦁ Controla a pressão arterial;
⦁ Aumenta produção de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e alegria.
Então o que você acha desses hábitos saudáveis dos japoneses? Você incluiria algum em sua rotina ou já a tem? Se você apoia, então compartilhe esse conteúdo. Assim, mais pessoas serão saudáveis e felizes.
(Mariana Kisaki)

Comentários
Loading...