H.K. o magnata da mídia Lai acusado sob a lei de segurança nacional

11/12/2020 – 16:12:11 JST – HONG KONG – O magnata da mídia pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi acusado na sexta-feira de violar a lei de segurança nacional, pois as autoridades intensificam os esforços para suprimir a dissidência após um período de agitação social na antiga colônia britânica.

Jimmy Lai. (Kyodo)

Lai, o fundador da Next Digital Ltd., que publica o jornal oficial Apple Daily, foi preso em agosto por suspeita de conluio com forças estrangeiras, um crime punível com prisão perpétua.

Lai foi acusado juntamente com dois associados na semana passada de fraude por violação de uso do solo envolvendo seu escritório de mídia, e foi detido sob custódia até um julgamento agendado para abril.

A polícia disse em uma declaração na sexta-feira que ele também foi acusado de “conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para colocar em risco a segurança nacional” e aparecerá no tribunal para menção no sábado.

Lai foi preso em agosto junto com seus dois filhos e quatro associados. Cerca de 200 policiais também invadiram a sede do jornal.

A lei de segurança nacional – promulgada pelo Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo e imposta a Hong Kong em 30 de junho – proíbe atos de secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras. Até agora, cerca de 30 pessoas foram presas por supostamente violarem a lei.

==Kyodo

Comentários
Loading...