Grupo Nagasaki Jya Odori promove workshop no próximo dia 8 para novos membros

Dança do dragão durante entrega do Bonde de Nagasaki para a Prefeitura de Santos

Quem frequenta matsuris (festivais japoneses) ou eventos relacionados à cultura japonesa, principalmente os que são realizados na Praça da Liberdade, em São Paulo, e no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), também no Bairro Oriental, já devem ter visto a dança do dragão em que um grupo de jovens – denominado Grupo Nagasaki Jya Odori –, formado por descendentes e não descendentes da província de Nagasaki, carregam não só uma pesada armação de mais de 100 quilos e 20 metros de comprimento,  mas também toda a trajetória e desafios enfrentados até a sua chegada ao Brasil.

A história começa em 2012, para consolidar os laços governamentais, a prefeitura de Nagasaki resolveu doar um bonde para a prefeitura de Santos e o fantoche de dragão, para a Associação de Nagasaki do Brasil.

Depois de muitos desafios superados, chegado o dragão, outro problema: Por seu grande peso, é necessária a participação de, no mínimo, 21 jovens. Por não contar com muitos membros com tempo disponível, foi necessário, estreitar os laços com outra associação nikkei para formar o primeiro grupo de Jya Odori do Brasil.

Esses jovens continuaram a treinar até novembro de 2017, e a partir de fevereiro de 2018, um novo grupo liderado por Raquel Ishikawa e pelo presidente da Associação Nagasaki, Hiroshi Kawazoe, começou sua participação que se mantém até os dias atuais, sempre em busca de novos membros.

E é justamente com esse objetivo, de buscar a manutenção desta cultura e, ao mesmo tempo, visando o crecimento desta modalidade artística japonesa, que o Grupo Nagasaki Jya Odori realiza, no próximo dia 8, um Workshop dirigido para interessados em fazer deste grupo.

Haverá  uma programação que envolve dinâmicas,  apresentação e um bate-papo com os membros.

 

WORKSHOP

Data: 08/02/2020

Local: Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) – Av. Liberdade, 365 – São Paulo – SP.

Horário: Início às 13h e término às  17h

Inscreva-se agora mesmo, é gratuito:

https://bit.ly/35BNkW5

Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail: jyaodoribrasil@gmail.com

Acompanhem também as  redes sociais como @jyaodoribrasil : Facebook: http://fb.com/jyaodoribrasil

Instagram: https://instagram.com/jyaodoribrasil

Comentários
Loading...