FIM DE SEMANA: Espaço Cultural Bunkyo apresenta Festival Nihon no Bi

(Divulgação)

Algumas das mais destacadas modalidades da cultura japonesa praticadas no Brasil, ganham espaço neste sábado (14), das 10h às 17h, com o Festival Nihon no Bi – A Beleza do Japão.
O evento acontece no Espaço Cultural Bunkyo (no subsolo do Bunkyo, na Rua São Joaquim, 381 – Liberdade), com entrada franca, e reúne 10 diferentes atrações culturais.

Roberto Nishio: “Difusão de difentes modalidades da cultura” (divulgação)

“O subsolo do Bunkyo, após a série de obras, transformou-se num amplo espaço para a difusão de diferentes modalidades da rica cultura japonesa”, afirmou Roberto Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, entidade responsável pelo projeto de “Ampliação e Preservação do Espaço Cultural Bunkyo”. Assim, este Festival, “tem como finalidade valorizar este nosso Espaço, reunindo uma série de modalidades com exposições e oficinas coordenadas por renomados professores”.
No amplo Espaço, as atrações serão acomodadas em determinados “nichos”, cada uma com sua programação envolvendo exposição e oficinas ao longo do sábado.

Cerimônia de chá terá a participação de mestres do Centro Chado Urasenke do Brasil, que programaram palestras/demonstração, degustação e exibição de vídeo.

Ikebana: professoras de oito escolas da Associação de Ikebana do Brasil participam da exposição de ikebana e também ministram oficinas ao longo do dia.

Música tradicional: a mestre Tamie Kitahara e seus alunos irão realizar uma série de apresentações e oficinas dos tradicionais instrumentos musicais japoneses – koto, shamisen e shakuhachi.

Programação terá dança tradicional com a Companhia Fujima (divulgação)

Dança tradicional: será organizada pela Companhia Fujima de Dança Kabuki do Brasil, com exposição sobre danças tradicionais japonesas, apresentação de bailado e oficinas.

Haicai (também chamado de Haikai, um poema curto de três versos, de origem japonesa): sob a coordenação da professora Teruko Oda, o grupo de haikai programou vários eventos. Além de oficinas sobre as técnicas de composição desses poemas, será realizado um concurso para a escolha dos melhores trabalhos. Durante o evento, também estará sendo lançado o livro “Toques”, do mestre Paulo Franchetti.
Franchetti, que estará presente ao evento, é escritor, crítico literário e professor aposentado em Teoria Literária (Unicamp), autor de diversos livros, entre eles, o clássico “Haikai: Antologia e História”, de 1990 (que está na quarta edição). Esta é considerada a primeira exposição sistemática da poética do haikai em língua portuguesa, bem como a primeira publicação bilíngue de um conjunto significativo de poemas.

Origami: a técnica da dobradura também estará presente com as professoras Claudia Tamaki e Zebina Ogasawara, demonstrando e orientando os interessados em criar diferentes figuras de papel.

Papel washi: durante o Festival a empresa World Paper estará expondo diferentes tipos de papel washi (papel especial feito de fibras vegetais utilizando-se de técnicas milenares).

Mangá – considerada uma das mais populares técnicas de histórias em quadrinhos, o mangá também estará presente com suas criações e orientações de professores, sob coordenação de Guilherme Raffide da ABRADEMI (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustradores).

Karutá – baralho tradicional japonês onde os jogadores tem que ser rápidos para encontrar a carta designada pelo responsável da leitura. A atividade será coordenada por Rafael Diniz.

Gastronomia – considerada um dos destaques do Espaço Cultural, a sala dedicada à gastronomia programou dois pratos, na oficina que realizará das 10h às 12h. Os interessados poderão acompanhar a preparação do Takikomi Gohan (arroz temperado com legumes) e Bota Moti (doce de bolinho de arroz coberto com pasta de azuki).

O Festival Nihon no Bi – A Beleza do Japão tem a coordenação do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, numa promoção conjunta com o Bunkyo que, neste ano, completa 65 anos de fundação.
A série de apresentações, exposições e oficinas terá início às 10h e prosseguem até às 17h, com entrada franca.

Festival Nihon no Bi – A Beleza do Japão

Dia/hora: Dia 14 de março (sábado), das 10h às 17h.
Local: Rua São Joaquim, 381 – subsolo – Liberdade – São Paulo (próximo da estação São Joaquim do Metrô).
Estacionamento: Rua Galvão Bueno, 540.
Entrada franca

Comentários
Loading...