ERIKA TAMURA: Querido diário

Japão, maio de 2020

Querido diário, hoje preciso relatar algo estranho que está acontecendo na minha vida, aliás, não somente na minha vida, mas no mundo todo, estamos vivendo uma pandemia…
Sabe o que é isso? Pois é, eu achava que sabia, mas a vida vem me mostrando que não sei de nada…
De repente precisamos usar máscaras para sairmos, isso quando podemos sair! O comércio está fechado, somente os mercados, farmácias e hospitais funcionam. Aqui no Japão, ainda consideramos que a vida segue “quase” normal, digo quase pois não estamos em quarentena como no Brasil, onde tudo parou.
Esse vírus, chamado covid 19, ou apenas corona, é perigoso, algumas pessoas se recuperam, mas eu tenho asma, como você sabe né? Então tenho tomado cuidados extras.
Trabalho em casa, pois tendo internet, isso é totalmente possível! E o mais incrível é que os japoneses começaram a aceitar essa forma de trabalho, nunca imaginei… Assim como nunca imaginei ver as ruas de Tóquio vazias, me deu um aperto no coração!
Meu coração hoje sangra, por ver o quão vulnerável somos diante de uma pandemia. E eis que as coisas mais simples dão lugar ao que antes achávamos importantes. Carros importados, bolsas de marca, roupas, sapatos, apartamento de luxo, casa com piscina, tudo perdeu o sentido no momento, pois o que passamos a valorizar é tudo aquilo que o dinheiro não compra: os momentos com a família, abraços, beijos, contatos físicos, encontro com os amigos, música, comida, vida social e até mesmo ambiente profissional…
Não nego que estou amando os momentos em casa, estou curtindo cada cantinho, e me curtindo. Aproveitando para pensar e refletir. Percebi que o mundo necessitava desse tempo, todo limite de colapso é assim, vem sem esperar, pega desprevenido e o que manda é a adaptação de cada um.
Esse seria o ano em que eu teria mais eventos para trabalhar, e confesso que, em janeiro pensei em como eu iria dar conta de tudo. E não é que a vida me respondeu? Ela disse: calma, Erika. Desacelera porque você está valorizando princípios errados!
Então…
Aí está a resposta!
Sabe, diário, até os jogos olímpicos foram adiados! Já imaginou o que é isso? Tudo em Tóquio já estava pronto para o maior evento esportivo que acontece a cada 4 anos, e por causa desse vírus, tudo passou para o ano de 2021! Imagina que tenso…
O governo japonês demorou para agir, mas tem trabalhado para o benefício da sua própria população, e sinceramente, confio no governo japonês.
Afinal, são 23 anos aqui nesse país. Já senti terremotos (ainda sinto), já passei por tsunami, tufão, crise econômica, problemas pessoais, perdas materiais, racismo, machismo, e agora a pandemia mundial. Se não confiasse no governo japonês, não estaria mais aqui…
Enfim, depois que tudo isso passar, viveremos uma nova realidade (que já começou), onde valores mudam, pensamentos evoluem, objetivos se renovam, para podermos ser felizes. E a busca da felicidade não está no topo da montanha em si, está na caminhada, no percurso. Mesmo difícil tudo vai valer a pena.
Escrevo essas palavras no meu diário da vida, para que lá na frente, tudo isso que vivemos não se perca. E que continuemos o desenvolvimento da humanidade através da evolução espiritual.

Comentários
Loading...