ERIKA TAMURA: Nihongo wakaranai

(Arquivo pessoal)

Essas são as duas palavras que aprendemos logo no início da vida no Japão. Significa: “não entendo japonês”. E elas nos acompanham por um bom tempo no Japão.
Nihongo wakaranai é usado para muitas finalidades. Por exemplo, quando um japonês quer conversar e não entendemos o idioma, mas também pode ser usado quando não queremos entender mesmo…
Mas não é sobre isso que quero falar, hoje vou falar da página do Facebook, chamada “Nihongo Wakaranai”. Conhecem?
Quem é ativo em rede social, já deve ter visto alguma postagem desta página. É verdade que é necessário de um mínimo do conhecimento do idioma japonês, mas quem está no Japão entende e se identifica com os memes.
A página possui mais de 400 mil seguidores, muito mais que o número de brasileiros no Japão (210 mil, oficialmente). E o dono da tão requisitada página, é meu irmão, Massayuki Tamura.
Massayuki iniciou a página por brincadeira. Nada além disso. Aliás, as postagens que ele fazia eram postagens de suas próprias histórias engraçadas, e isso foi despertando a sensação de identificação dos brasileiros que vivem no Japão.
E é impressionante o poder da internet! Fui em uma reunião do consulado brasileiros, e durante o jantar de confraternização, escutei uma conversa informal entre os convidados, e eles comentavam exatamente sobre as postagens contidas na página, e ainda diziam: “É a minha cara!”.
Como explicar esse sucesso todo hein? Pois para todos que comento sobre o Nihongo Wakaranai, já conhecem, já curtiram e até mesmo já compartilharam algo de lá.
Massayuki Tamura, ganhou o prêmio Focus 2020, na categoria influencer digital. A premiação ocorreu no auditório da Embaixada do Brasil em Tóquio, e seguiu todas as normas de segurança devido ao Covid.
Não foi uma cerimônia aberta ao público, exatamente por causa da pandemia, os premiados, só puderam levar um convidado, e com o uso obrigatório de máscara durante todo o evento.
Senti orgulho, claro! Meu irmão tão quieto, quase não fala, porém atrapalhado, o que contribui como fonte de inspiração para o conteúdo da página.
Massayuki ressaltou a importância desse prêmio, como forma de reconhecimento, principalmente no momento em que vivemos. Têm sido dias difíceis para todos no mundo todo, em especial para os brasileiros no Japão. (eu que trabalho na parte assistencial sei bem disso).
Portanto o intuito da página é trazer leveza para os dias pesados, é fazer do sorriso uma válvula de escape para os problemas. E muitas vezes é disso que precisamos, de um ponto de vista diferente, que traga o humor em forma de superação.
Para quem não conhece, vale a pena passar por lá. São memes atuais e inteligentes, onde retrata o dia a dia dos estrangeiros no Japão.
Vivemos novos tempos, onde a internet dita o rumo e serve de termômetro e parâmetro para a realidade. Quem imaginou que estaríamos vivendo o que estamos vivendo agora?
Parabéns, Massayuki!

Comentários
Loading...