ERIKA TAMURA: Kanji do ano 2021

Um dos momentos mais esperado pelos japoneses, nessa época do ano, é a escolha do kanji (letra/palavra japonesa) que irá simbolizar todo o ano seguinte.
E depois de mais de 208 mil votos, o kanji escolhido foi 密 (Mitsu).
Super adequado para o momento atual. Afinal, esse kanji tem sido tão usado ultimamente que até decorei.
密, significa: próximo. Está relacionado com proximidade.
Lembra que eu falei que ele tem sido muito usado? Pois então, desde que começou a pandemia, o governo japonês, a mídia e a população só falam em 三密 (san Mitsu ou os 3 mitsu). A campanha de prevenção ao Covid no Japão destaca-se por conter as seguintes frases:
密接, 密閉 e 密集 – Mippei, Misetsu e Mishu, que nos cartazes significam os 3 itens a serem evitados: pessoas muito próximas uma das outras, ambientes fechados e aglomerações.
Todos os lugares que eu vou, existe um cartaz com esses dizeres, e o auto falante das lojas repetem essas frases a todo momento.
Não é à toa que esse kanji tenha sido o escolhido. É o kanji do momento!
Sem contar que os japoneses dão muito valor aos significados por trás de cada ritual. E a escolha do kanji, é uma representação mística do próximo ano.
Apesar do uso frequente do kanji Mitsu, para intensificar a conscientização contra o COVID, podemos encarar também por um lado mais significativo e espero que sirva como esperança, que é o sentido relacionado à proximidade. Quero entender que, o próximo ano, apesar da pandemia latente, estaremos conscientemente mais próximos. Próximos um do outro, mesmo que não seja fisicamente. Próximos do nosso objetivo, sem perder o foco das prioridades. Próximos de nós mesmos. Daquilo que nos move e nos mantém forte.
E que 2021 seja realmente o ano que poderemos usar a proximidade a nosso favor.

Comentários
Loading...