ERIKA TAMURA: Coronavírus no Japão

Retornei ao Japão semana passada, em meio ao caos de uma eminente epidemia do vírus corona.
E realmente é perceptível algumas diferenças no dia a dia no Japão. Vou relatar o meu ponto de vista. Já logo no desembarque no aeroporto de Narita no Japão, a segregação se inicia: passageiros chineses ou que estiveram na China, pegam uma fila diferente. Para os demais, segue o fluxo normalmente. Há um clima tenso entre os funcionários do aeroporto.
Saí alguns dias pelas ruas de Tóquio, e já posso notar que o número de pessoas nas ruas é menor. Restaurantes e lojas de departamentos já não possuem mais o aglomerado de turistas.
Os hospitais, normalmente são bem cheios, não sei como estão por aqui, ainda não fui e tenho evitado ao máximo de ir. Mas a recomendação é que a ida ao hospital seja somente em caso de febre.
A situação é preocupante, confesso que tenho medo, mas o Japão não vive uma realidade caótica como na China. E o meu medo é com a propagação desse vírus, pois não acredito que o Japão esteja preparado para enfrentar tal epidemia.
Algumas das províncias onde pessoas foram confirmadas com o novo corona vírus passaram a oferecer serviços de orientação para turistas estrangeiros em visita ao Japão e para estrangeiros que residem no país.
No meu trabalho, temos estudado todas as informações que nos chegam, por fontes confiáveis, para podermos atender eficientemente à todos os brasileiros que nos procuram com dúvidas.
A verdade é que, o Japão continua o seu cotidiano “normalmente”, mas com cuidado e uma certa desconfiança. O que é ótimo! Pois apesar do medo, eu confio no governo japonês.
Máscara se tornou um artigo obrigatório, e atualmente de luxo, pois está em falta no mercado.
Cada ano no Japão, tem sido um verdadeiro aprendizado para mim, pois já passei por várias situações que só aprendi como lidar, na prática mesmo. Já foi de tudo: terremoto, tsunami, tufão, nevasca, adaptação, discriminação, machismo, depressão, doenças infinitas, problemas incontáveis e agora esse vírus. Sabe aquela frase? Quando você acha que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas…
Então, o Japão é isso!

Comentários
Loading...