ERIKA TAMURA: Atarashi seikatsu ou vida nova

O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, em todos os seus discursos tem dado ênfase à essas duas palavras “atarashi seikatsu”.
Atarashi significa novo, e seikatsu nesse caso, significa forma de viver. Então o que o premiê japonês quer ressaltar com uma nova vida, é a nova forma de se viver, ou seja, hábitos que surgiram devido à pandemia, mas que poderão ser introduzidos no cotidiano de todos nós.
O uso de máscaras por exemplo, o mundo está descobrindo agora, mas o Japão já tem por hábito o uso de máscaras há muito tempo. Os japoneses usam máscaras para evitar a proliferação de gripes, ou para se protegerem do Kafunsho (alergia ao pólen), ou simplesmente porque não querem usar maquiagem, no caso das mulheres….
Outro hábito comum no Japão, e eu acho perfeito, é o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Para que os resíduos de fora não contamine o seu lar. Em todos os sentidos. Acho perfeito, porque se formos pensar bem, quantas impurezas estão impregnadas no sapato, e depois este mesmo fica em contato direto com o seu lindo tapete da sala?
Mas esses são alguns hábito atos que o Japão já tem inserido no seu dia a dia, o que Abe se refere em seu discurso, realmente são os novos hábitos, como por exemplo: evitar aglomeração de pessoas, lavar as mãos toda hora, passar álcool nas mãos, distanciamento social, tudo isso, deve continuar, mesmo depois do fim da pandemia.
Para os japoneses é fácil manter o distanciamento social, difícil mesmo é para nós brasileiros, que somos acostumados aos abraços e beijos como forma de cumprimentos. Os japoneses nunca se tocam, e agora, muito menos.
O homework também é novidade para os japoneses, logo eles que são considerados tão workaholics. O trabalho online nunca foi tão necessário como agora. Por experiência própria, considero o homework muito mais dfícil que o trabalho presencial, parece que trabalhamos mais…
E o Japão, país da tecnologia, não tem desculpa para falar que o trabalho online não funciona, não é mesmo?
Por falar em tecnologia, o Japão desenvolveu respiradores super eficientes, e que já estão sendo usados nos hospitais, a diferença desses respiradores é que ele tem uma forma de oxigenação para o corpo todo, não apenas nos pulmões. Não sou especialista no assunto, mas sei que em se tratando de tecnologia japonesa, sempre será a mais avançada e eficiente.
Como diz o Abe, vamos com a ajuda de todos, enfrentar a realidade com uma nova vida!

Comentários
Loading...