ERIKA TAMURA: 30 Anos da Comunidade Brasileira no Japão

Já escrevi um artigo com esse tema, mas ele é tão rico que vale a pena eu voltar ao assunto!
Exatamente hoje, o dia em que escrevo o artigo, dia 1 de junho de 2020, é a data escolhida para simbolizar os 30 anos da comunidade brasileira no Japão.
Nós do conselho de cidadãos, assim como a embaixada do Brasil em Tóquio e os 3 consulados brasileiros no Japão, estávamos preparando uma grande comemoração, no estilo que a data merece, mas aí veio o vírus, e nos fez repensar toda a programação. Pois é isso que resume a vida dos brasileiros no Japão, por mais que se programe, sempre poderá acontecer algum imprevisto, e rapidamente é necessário uma real adaptação na vida cotidiana para a vida seguir. Foi assim com o terremoto de Kobe, a crise econômica, o tsunami e agora o vírus, entre outros “pequenos imprevistos” que acometem dentro da comunidade brasileira.
E nada disso nos faz desistir! Nada! Apenas nos faz mudarmos caminhos, rotas, destinos, objetivos… e quem disse que isso não é evoluir? Claro que é! Toda experiência é válida!
Afinal, moramos no Japão e temos a oportunidade de aprendermos uma nova língua, estudarmos sobre uma nova cultura, e educarmos nossos filhos com outros parâmetros. Mas evoluir dói, machuca, mas também fortalece. Se um dia falarem que a comunidade brasileira é fraca, estarão mentindo! Somos fortes! E uma força que ninguém imagina que tem, mas que surge nos momentos que mais precisamos…
Eu, Erika, tenho 23 anos de Japão. Já vivi momentos que foram do céu ao inferno, momentos de alegria e de felicidades, e para mim, o mais importante sentimento, o de superação! Estou viva, e isso por si só já me deixa feliz! Aliás muito feliz!
Não foi fácil chegar ao Japão, mesmo sedo descendentes de japoneses, ter que me adaptar à cultura japonesa, aprender o idioma e ser aceita nesse mundo fechado e restrito chamado Japão.
Mas a minha história não é diferente de nenhum outro cidadão brasileiro que, deixou o país natal para tentar a vida do outro lado do mundo. Todos os brasileiros, sem distinção, tem uma história de superação para contar. TODOS!
Portanto acredito que, essa é uma data para ser comemorada, apesar da pandemia, apesar de tudo, temos muito a comemorar sim, somos todos guerreiros, todos no mesmo patamar, onde ninguém é melhor que ninguém.
Sinceramente, precisou vir uma pandemia mundial, para que a conscientização dos valores perdidos ou esquecidos. Foi necessário chegarmos a esse ponto para desacelerarmos e vermos que o que mais importa é saúde, bem estar, afeto, solidariedade. Portanto se formos ver por esse ponto de vista, a nossa comunidade está muito bem! Somos ricos de tudo o que o dinheiro não compra… Então, por que não mostrar para os japoneses, o quanto temos a oferecer para o Japão?! Acho uma excelente oportunidade para os japoneses perceberem que a comunidade brasileira já faz parte da história no Japão, e que podemos contribuir sim, para um melhor desenvolvimento humano e espiritual de todos.

Comentários
Loading...